Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Música para ninar dinossauros

Música para ninar dinossauros

Publicada em : 21/05/2012

Espetáculo Música para ninar dinossauros, de Mário Bortolotto, estreia no Estação Caneca


O espetáculo Música para ninar dinossauros, estreia dia 30 de maio, quarta-feira, às 21h, no Teatro Estação Caneca. Com texto e direção de Mário Bortolotto, espetáculo faz parte do projeto CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS 30 ANOS – ARTES DO SUBTERRÂNEO, que foi beneficiado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. A peça tem ingresso consciente (Pague Quanto Puder) e fica em cartaz até o dia 1 de julho.

Em Música para ninar dinossauros, três amigos de meia idade moram juntos há mais de 30 anos. Sem conseguir manter um relacionamento normal com nenhuma mulher, os três sempre se fazem acompanhar por garotas de programa. A peça é um retrato melancólico, porém bem humorado de uma geração que se auto-intitula como a "geração que chegou atrasada", pois estavam sempre atrás dos grandes movimentos e acontecimentos.

“O texto é de 2010. Foi o primeiro que escrevi após o meu incidente com os tiros. Escrevi ainda com apenas uma das mãos e teclando com dificuldade no computador, além de sentir dores muito fortes nas costas por conta da tipóia que estava usando. É o meu texto pós-epitáfio. Um texto de sobrevivência. De ainda acreditar na vida, apesar de vê-la e vivê-la dali pra frente com um ceticismo ainda maior”, afirma o dramaturgo e diretor da peça Mário Bortolotto.

A peça se passa na casa dos personagens, que não mudou nada em mais de 20 anos, apenas os personagens envelheceram. Os atores circulam pela casa o tempo inteiro, conversam, tocam piano, cantam e discutem com as garotas de programa, o que faziam há 20 anos e continuam fazendo. “Debaixo de todas as brincadeiras com amigos e uma aparente e irresponsável inconseqüência desses "jovens" senhores, há uma profunda melancolia, e creio que é isso o que mais deve se destacar no espetáculo”, finaliza Mário.

O cenário, de Gabriel Pinheiro, retrata a sala da casa dos personagens. Os figurinos, de Iraci de Jesus, apresentam as garotas de programa de modo sensual, sem ser vulgar. Os dos personagens masculinos são roupas que eles costumam ficar em casa. A sonoplastia e iluminação são de Mário Bortolotto. As músicas servem de base para os personagens, que também executam algumas canções ao vivo. A iluminação marca os momentos de transição entre as cenas, reforçando algumas passagens mais poéticas.

O Projeto CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS 30 ANOS – ARTES DO SUBTERRÂNEO reúne teatro, literatura, música, poesia, cinema, vídeo e fotografia e conta com apresentações de peças, shows, oficinas e encontros. Serão apresentadas 7 peças de repertório e 3 inéditas durante o ano de 2012.

Para roteiro
MÚSICA PARA NINAR DINOSSAUROS – Estreia dia 30 de maio de 2012, quarta-feira, às 21h. Texto e Direção: Mário Bortolotto. Com o grupo Cemitério de Automóveis. Elenco: Paulo de Tharso, Mário Bortolotto, Nelson Peres, Wanessa Rudmer, Erika Puga, Flávia Tápias, Katiana Rangel, Lu Vitaliano, Danielle Cabral, Carlos Carah, Francisco Eldo Mendes e Marcelo Selingardi. Duração: 1h30. Classificação: 16 anos. Ingressos: Pague Quanto Puder. Quarta a sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Até 1 de julho.

ESTAÇÃO CANECA – Rua Frei Caneca, 384 – Consolação. Capacidade 40 lugares. Bilheteria funciona de quarta a domingo, uma hora antes do início das atividades. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Estacionamento conveniado a R$8,00 ao lado. Café. Informações sobre o projeto e atividades: site www.cemiteriodeautomoveis.com.br

Fonte:Amália Pereira