Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ James Brown – Sua vida. Sua mú...

James Brown – Sua vida. Sua música

Publicada em : 21/05/2012

Escrita por R.J. Smith a obra desmistifica o homem por trás das músicas


Bastou cantar, sentir e interpretar os versos de “Please, Please, Please”, primeiro single do “The Famous Flames” para nunca mais sair das paradas de sucesso. Os gritos roucos, a voz aveludada e as apresentações performáticas marcaram para sempre a história da música. Enquanto suplicava “Baby please, baby please, don’t go”, uma lenda ascendia. O nome dela, inesquecível para a eternidade, é James Brown.

A editora LeYa publica em maio “James Brown - Sua vida. Sua música”, a biografia definitiva do cantor escrita pelo jornalista R. J. Smith. A obra, fruto de extensa pesquisa, reúne entrevistas e material inédito, para desmistificar o homem por trás de suas músicas.

James Brown acreditava ter nascido morto. Por isso, teve que conquistar sua vida. O autor descreve e analisa com uma profundidade jamais vista antes, a infância difícil do Chefão do Soul, os primeiros anos em que viveu na Geórgia, a ausência dos pais, o menino engraxate, o que colhia algodão, o que foi mandado para reformatórios. Acreditar ter nascido já sem vida, foi o que o fez sobreviver a tudo.

Mestre do R&B, do funk, do soul, Brown foi além da música. Engajou-se em causas sociais de igualdade do movimento negro, ao mesmo tempo em que não ligava para as mulheres em sua vida e as tratava como inferiores. Brown era um enigma violento de personalidade difícil.

Conhecido como o homem que mais trabalhava no show business, não parou com os shows nem quando foi diagnosticado com diabetes, ou câncer. Chegou a subir no palco até em cadeira de rodas. Mas algum tempo depois, uma complicação em uma pneumonia fez o chefão do soul parar. No triste natal de 2006, James Brown partiu.

Sua música conceitual, que ele chamava de “The One” e jurava que não ia mostrar o segredo dela, que estava na primeira batida, aquela que começou tudo, não era apenas música, era a vida de Brown. Os gritos vibrantes, não eram apenas gritos. Para descobrir o segredo, era apenas ouvir. James Brown era a personificação de seu próprio grito, intenso, forte, súplice, de fôlego, que ressoa até hoje.

Ficha técnica
Título: James Brown – Sua vida. Sua música.
Autor: R. J. Smith
Formato: 16x23cm
Páginas: 632
Preço: R$ 44,90

Fonte:Andrea Jocys / Regina Buffolo