Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Conexões Criativas

Conexões Criativas

Publicada em : 14/05/2012

Todos os encontros acontecem no próprio teatro, sempre às 19h30, e é aberto ao público


O Theatro São Pedro, equipamento do Governo do Estado e Secretaria da Cultura, recebe a primeira edição do "Conexões Criativas". O evento, que começa na próxima terça-feira (15), vai promover oito encontros mensais para discutir as relações entre cultura, economia e criatividade no espaço urbano. Para as discussões serão convidados artistas, pensadores e estudiosos ligados a cultura de mercado e economia criativa. 

Para o primeiro encontro do evento, o Instituto Pensarte, Organização Social gestora do theatro São Pedro, convidou três especialistas em um tema que desperta atenção crescente: empreendedorismo criativo. Antonio Lombardi, Diretor da New Ventures Brasil, contará como jovens empresários conseguiram transformar problemas em soluções, gerando empreendimentos criativos sustentáveis e rentáveis.

Decio Coutinho, Superintendente Executivo da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, trará a São Paulo uma visão do que já vem sendo feito no Centro-Oeste brasileiro, unindo cultura, economia e criatividade. Diego Gazola, Diretor da Muda de Ideia, apresentará os melhores casos de empreendedorismo criativo, garimpados ao redor do mundo.

Alinhavando as falas e a conversa, a economista e urbanista Ana Carla Fonseca, referência internacional em economia criativa e cidades criativas, será a mediadora da mesa.

O projeto “Conexões Criativas” surgiu a partir da observação de uma necessidade iminente do mercado cultural. Nos últimos cinco anos, "criatividade" se converteu em uma das palavras mais requisitadas do mundo, guiando a busca de um novo modelo de desenvolvimento para nossa sociedade, nossa economia, nossas cidades, nossa dinâmica cultural. E há, de fato, muito por discutir e ainda mais por fazer.

Conexões Criativas - de maio a dezembro, no Theatro São Pedro, às 19h30
15/05 - Empreendedorismo criativo - criatividade gerando negócios
11/06 - Pequenas cidades criativas - quando tamanho não é documento
10/07 - Arte, ludicidade e inspiração criativa - quando a cidade é uma obra
13/08 - Economia criativa em números - muito além do PIB
10/09 - Modelos de financiamento de empreendimentos criativos
08/10 - Polo audiovisual - quando a cidade é um grande estúdio
12/11 - Legado da Copa do Mundo para a criatividade urbana
10/12 - Cidade de design e o design da cidade - caminhos possíveis

Fonte:Amanda Sena