Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Festival Nacional de Humor em ...

Festival Nacional de Humor em Maranguape

Publicada em : 14/05/2012

A festa do riso está chegando a sua quarta edição


De 31 de maio a 02 de junho acontece o IV Festival Nacional de Humor em Maranguape. O evento foi criado em 2009 como uma homenagem a Chico Anysio, um dos filhos mais ilustres do município cearense. A realização é da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC, e da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA.

A quarta edição vem com novidades e no que depender das atrações, promete arrancar boas gargalhadas do público. Com espetáculos, oficinas, exibição de filmes e cortejo, o festival acontecerá ao longo de todo o dia em diversos espaços da cidade, tendo como palco principal a Praça Capistrano de Abreu. Toda a programação é gratuita.

MOSTRA DO HUMOR
Uma das novidades desta edição é a Mostra do Humor, que substitui a Mostra Competitiva realizada até o festival passado. A nova mostra terá quatro convidados por noite, com apresentações de 20 minutos em média para cada atração. Outra boa notícia especialmente para os humoristas, é que agora todos os que se apresentam recebem cachê, prêmio antes concedido somente aos vencedores da Competitiva.

Pela manhã a programação começa às 9 horas, com atividades diferenciadas em locais diversos. Na Rodoviária e no Mercado, tem Humor de Feira, com humoristas divertindo a população; no Teatro Pedro Gomes de Matos, Sessão do Riso, com a exibição de filmes de comédia; em escolas e praças de diversos bairros da sede do município, Cumadi do Humor, a cargo da Trupe Rebimboca; e na Biblioteca Municipal haverá oficinas. À tarde, mais Sessão do Riso às 14h, Cumadi do Humor às 15h e oficinas às 14h na Biblioteca Municipal e na Sociedade Artística. No fim de tarde haverá Cortejo nos trés dias pelas ruas do Centro.

À noite, a partir das 19h30, acontece a programação no palco montado na Praça Capistrano de Abreu. Quem abre são artistas da cidade, na mostra Maranguape em Cena. Na sequência, novos talentos se apresentam na Mostra do Humor. Em seguida, shows de artistas já consagrados na cena local e nacional. Fechando a programação nos três dias, shows musicais.

ATRAÇÕES CONVIDADAS
Entre as atrações convidadas para o IV Festival Nacional de Humor estão artistas cearenses já consagrados na cena humorística. São eles, Luana do Crato, personagem criada em 1993 pelo humorista Luciano Lopes. Luana do Crato é uma moça do interior do Ceará, mais precisamente do sítio Currais, que tem o sonho de ser dançarina de banda de forró; Zé Modesto, personagem de João Netto, ex-aluno da Escolinha do Professor Raimundo; Rapadura, criação de José Alexandre da Silva, vencedor da Mostra Competitiva do Festival Nacional de Humor em 2011, também premiado nas edições anteriores como segundo colocado em 2009 e terceiro em 2010; o grupo Quarteto em Rir, formado por Mixirico, Oscabrito, Ruanito e Papudim, apresenta “BAR ZIL, a comédia”, vencedor do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão e considerado o espetáculo mais elogiado nos últimos 20 anos no Ceará; e Tirullipa, personagem de Everson Silva, filho de Tiririca.

ENQUANTO O FESTIVAL NÃO CHEGA...
De 28 a 30 de maio, dias que antecedem o IV Festival Nacional de Humor, acontecerá a programação Pré-Festival, com Teatro na Escola, às 9h e às 14h30 comandado pela Trupe Rebimboca em escolas municipais. À noite, 19h, Cine Volante em distritos de Maranguape.

SERVIÇO
IV Festival Nacional de Humor – De 31/05 a 02/06 em Maranguape/CE. Informações: (85)3369.9188 (Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC). GRÁTIS

Fonte:DÉGAGÉ