Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Paraisópolis em exposição

Paraisópolis em exposição

Publicada em : 09/05/2012

Fotógrafa paulistana montou um registro visual da população


Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra. Esse é o tema da exposição itinerante da fotógrafa paulistana Renata Castello Branco, que será realizada de 5 de junho a 29 de julho, no Sesc Pompeia, em São Paulo, e, depois, segue para o CEU Paraisópolis. A mostra, resultado de um trabalho autoral de Renata, reúne 95 registros fotográficos com imagens do interior das casas de Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo.

A ideia desse projeto, que durou dois anos, surgiu quando Renata visitou uma exposição do artista plástico carioca Helio Oiticica e uma frase sobre os parangolés (que o artista chamava de pinturas vivas e ambulantes, baseadas na estrutura fragmentária das favelas), chamou a atenção da fotógrafa. “Naquele momento me lembrei de um skyline da comunidade de Paraisópolis que tinha em um arquivo”, conta Renata.

Para fazer as fotos, Renata contou com a ajuda de Negro San, um guia de Paraisópolis, que a conduziu pela comunidade. “Por meio dele, consegui me aproximar dos moradores do bairro de Grotinho, em Paraisópolis. Meu interesse era sair fotografando as casas para fazer um registro visual da população", explica Renata. Rosely Nakagawa, curadora da mostra e especialista em fotos de arte, ressalta que a exposição mostrará os sonhos, os abrigos, os refúgios e a concepção de família dos moradores de Paraisópolis.

A exposição começa com um video mapping da comunidade de Paraisópolis, que introduz o visitante ao skyline de Grotinho, região onde foram feitas as fotos. A partir daí, as imagens serão distribuídas ao longo de diversos ambientes, expostas em papel fine art em quatro tamanhos de ampliação: 50x75 cm, 70x105 cm, 100x150 cm e 160x240 centímetros.

Ao final da mostra, seis televisores com fones de ouvido permitem que o participante escute depoimentos de alguns moradores de Paraisópolis e de três membros da equipe de produção, a fotógrafa Renata Castello Branco, o produtor Rodrigo Castello e o guia da comunidade, Negro San. Eles contarão como foi o processo de abordar mais de 400 casas para escolher as 88 fotografadas.

Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra, conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e, após passar pelo Sesc Pompeia, será exibida no período de 5 de agosto a 2 de setembro, no CEU Paraisópolis.

Além da exposição, também será lançado um livro com o registro fotográfico autoral de Renata Castello Branco sobre Paraisópolis. A publicação, que terá uma tiragem de três mil exemplares, tem o projeto gráfico assinado pelo premiado designer gráfico Gustavo Piqueira e o texto de apresentação do filósofo Celso Favareto, especialista em Helio Oiticica e Tropicalismo.

Além de trabalhar para o mercado publicitário, Renata é especialista em retratos corporativos e de políticos. Para mostrar esse trabalho autoral Renata já fez sete exposições individuais, sendo a última “Rede”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2008, publicou um livro com registros fotográficos sobre a comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra
local: Sesc Pompeia
endereço: rua Clélia, 93, área de convivência - grátis - classificação indicativa: livre
não tem estacionamento no local
abertura: 5 de junho
visitação: de 6 de junho a 29 de julho de 2012; de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h
telefone: (11) 3871-7700
realização: Sesc
telefone: 0800-118220, site: www.sescsp.org.br

Fonte:Ateliê de Textos Assessoria de Comunicação