Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Jazz Sinfônica faz homenagem a...

Jazz Sinfônica faz homenagem a Pixinguinha

Publicada em : 17/04/2012

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo tem uma formação bastante singular, pois une a orquestra nos moldes eruditos a uma big-band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar


Em muitos dos concertos que realizou no comando da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, o maestro João Maurício Galindo perguntou ao público: "Meus amigos, digam-me o nome de uma música de Pixinguinha que não seja Carinhoso". Em todas as ocasiões a resposta foi o silêncio. Diante da negativa, Galindo decidiu que era hora de montar um programa em homenagem ao compositor. O concerto “Pixinguinha Sinfônico” acontece sexta (20) e sábado (21), às 21h, no Auditório do Ibirapuera.

As apresentações celebram o aniversário do compositor, que se estivesse vivo, completaria 115 anos no próximo dia 23 abril. Para os concertos, que fazem parte da Série Jazz +, o grupo recebe como solista convidado, um dos principais instrumentistas do país, o saxofonista Proveta, que assina a maior parte dos arranjos do programa.

Além dos arranjos, Proveta foi convidado pelo maestro Galindo para selecionar, com bastante minúcia, as músicas que compõem o programa. Entre algumas das escolhidas Cochichando, Um a Zero, Urubu Malandro, Rosa, Segura ele, Cheguei, Choro de Gafeira e Desprezado. Para abrir o concerto, uma obra do compositor e pianista Tiago Costa, encomendada pela Jazz Sinfônica: "Pixinguinhando", uma suíte sinfônica feita sobre temas de Pixinguinha.
 

Fonte:Secretaria de Estado da Cultura