Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A beleza do simples

A beleza do simples

Publicada em : 17/04/2012

Sob curardoria de Oscar D'Ambrósio, as 6 ceramistas do grupo Roda Cerâmica apresentam suas obras


Sob curadoria de Oscar D'Ambrósio, a exposição é inspirada na filosofia japonesa do Wabi Sabi, um conceito que valoriza a arte como ela realmente é, independente de suas imperfeições. A sua real beleza está na aceitação do natural e da simplicidade, porém, sem deixar que o simples se torne algo comum, e sim que emane todo um sentimento de resgate mantendo a sintonia maior com o tempo e o espaço.

Sem visar no materialismo que impulsa freneticamente os anseios da sociedade moderna, a cerâmica surge como uma forma de reiterar o respeito à natureza e as suas formas, permitindo irregularidades e preservando a intimidade do pensar e do fazer.

Exaltando a temática Wabi Sabi, as peças desenvolvidas pelas ceramistas receberam inspiração de diversos elementos da natureza como os ouriços-do-mar, os cogumelos, o apreciar do desenvolvimento de uma semente de feijão, árvores e cascas, e até mesmo o mundo moderno representado pelas cidades no projeto "urbanicar".

A exposição "A beleza do simples" tem como proposta apresentar ao público uma síntese individual de cada artista no seu fazer cerâmico, dando um salto da cerâmica utilitária para uma cerâmica incluída como uma forma artística de comunicação.

"Queremos estabelecer um diálogo entre a cerâmica e o público. Mostrar uma forma milenar e totalmente contemporânea da cerâmica. Quando nos aprofundamos nesta idéia, percebemos a existência de um eixo. Mais tarde chegamos as árvores na sua parte mais fina, as suas cascas, e, como moro numa casa cercada de árvores, desenvolvi várias cascas em vários empilhamentos diferentes. Outro trabalho a ser apresentado é o "Plante-me", desenvolvido em uma estrutura de bambu, com 39 peças presas por cabos de aço ", relata Neide Caldas, uma das ceramistas do Roda Cerâmica.

Exposição "A beleza do simples"
Local: Garcia Galeria de Arte
Local: Garcia Galeria de Arte
Vernissage: 26 de abril, às 20h
Exposição: 27 de abril a 11 de maio de 2012
Horários: De 2ª feira a 6ª feira das 11h às 19h / Aos sábados das 11h às 14h
Endereço: Rua Auriflama, 87 - Pinheiros - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3213-5671
Estacionamento no local com manobristas
Faixa etária: Livre
Grátis // acesso a deficientes

Fonte:Quality Assessoria de Comunicação