Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ciganos

Ciganos

Publicada em : 11/04/2012

Obra de Rogério Ferrari é lançada em São Paulo com exposição homônima


O livro Ciganos resulta de um projeto fotográfico sem precedentes. Durante três meses, entre 2010 e 2011, Rogério Ferrari percorreu um total de 40 municípios, registrando o cotidiano e as diferentes condições de vida de integrantes das comunidades ciganas da Bahia. O resultado desse trabalho pode agora ser visto na exposição fotográfica com 24 imagens em preto e branco que inaugura dia 21 de abril, às 19h, no Centro de Estudos Universais, com o lançamento do livro homônimo.

Ciganos surge da convivência e da intenção do fotógrafo de transcender a uma estilização, e assim expressar um ponto de vista mais amplo sobre a cultura milenar e sobre a atualidade desse povo. Ciganos, livro e exposição, mostra a vida dos ciganos tal como ela é. O cotidiano de um povo que, como outros, faz parte da história e da formação da sociedade brasileira. O olhar revelado por Rogério Ferrari é o da identidade cultural além dos estereótipos, mantida apesar das perseguições sofridas ao longo de séculos.

Com 200 páginas e 96 imagens em preto e branco feitas em película, a publicação está inserida no projeto Existências-Resistências, que o baiano Rogério Ferrari desenvolve há alguns anos e que inclui publicações sobre povos e movimentos sociais envolvendo essa temática. Dentro desse trabalho estão ensaios com palestinos, curdos, saarauí (povos do Saara Ocidental), zapatistas do México, além dos sem-terra no Brasil. Esta publicação é prefaciada pela antropóloga Florencia Ferrari.

Exposição Ciganos
De 22 de abril a 20 de maio
24 imagens em P&B
40cm X 60cm
Visitação: seg. a sex. das 12h às 18h
Grátis
Local: Centro de Estudos Universais - Rua Araçari, 218 – Itaim Bibi – São Paulo - Tel.: (11) 3071-3842
www.ceuaum.org.br

Livro Ciganos
de Rogério Ferrari
Editorial Movimento Contínuo
196 páginas
23cm X 23cm
R$ 80,00

Fonte:Helena Castello Branco