Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Bichado

Bichado

Publicada em : 03/04/2012

A peça retrata uma história de amor cercada de paranoia e fecha questão em temas como teorias de conspiração e o lento caminho para a insanidade da mulher, sob forte influência do amante


Um soldado, desertor na Guerra do Golfo, desenvolve uma crescente paranoia envolvendo experimentos secretos feitos em militares pelo governo americano. Esta é a trama de Bichado (Bug, 1996, EUA), primeira montagem no Brasil de texto do dramaturgo e ator americano Tracy Letts, ganhador dos prêmios Pulitzer e Tony. 

As cenas se passam no quarto de um motel de beira de estrada, nos limites de Oklahoma, Estados Unidos, onde vive a garçonete Agnes White (Einat Falbel) , quarenta e quatro anos, escondida de seu violento ex-marido, o ex-presidiário Jerry Goss, quarenta e poucos anos, que está prestes a voltar. Uma noite, sua amiga gay R.C. (Adriana Alencar) apresenta-a a um veterano da Guerra do Golfo, Peter Evans, (Paulo Cruz) vinte e sete anos. Ela começa um relacionamento amoroso com ele, que desenvolve uma crescente paranoia sobre a Gerra do Iraque, envolvendo experimentos secretos feitos em soldados pelo governo americano.

Peter tem certeza de que foi cobaia em experiências do exército americano e está extremamente nervoso na angústia de que os cientistas estejam em seu encalço. Essa estranha sensação é potencializada por um helicóptero que vive dando rasantes sobre sua cabeça. Quando o casal tem o quarto invadido por insetos, essa comédia de humor negro fica cada vez mais bizarra.

Ficha técnica
Bichado – Estreia dia 13 de abril, sexta-feira, no Teatro do Núcleo Experimental. Direção: Zé Henrique de Paula. Tradução: Thiago Ledier. Assistente de Direção: Bibi Piragibe. Elenco: Einat Falbel, Paulo Cruz, Alexandre Freitas, Adriana Alencar e Rodrigo Caetano. Preparação de atores: Inês Aranha. Direção musical: Fernanda Maia. Direção de Produção: Sergio Mastropasqua. Coordenação de produção: Claudia Miranda. Produção: Firma de Teatro.

Para roteiro
Estreia dia 13 de abril, sexta-feira, às 21h no Teatro do Núcleo Experimental, na Rua Barra Funda, 637. Temporada – 13 de abril a 21 de maio. De sexta a segunda - sextas, sábado e segunda às 21h. Domingos às 19h. Ingresso: R$ 30 – Às sextas-feiras, os ingressos são gratuitos. Retirar com uma hora de antecedência. Duração: 105 minutos. Capacidade – 50 lugares. Censura:16 anos.

Fonte:Arteplural Comunicação