Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Let´s Rock

Let´s Rock

Publicada em : 27/03/2012

Estarão à venda pôsteres, bonés, camisetas, canecas, ímãs, chaveiros, porta copos, quebra cabeças, DVDs, Blu-rays e CDs de ícones como Beatles, AC/DC, Led Zeppelin, entre outros

 
Com pocket shows, bate-papos, wokshops, exibição de filmes e documentários de rock, mostras de fotografia e conteúdo interativo, exposição na Oca, no Parque do Ibirapuera, fará brilhar os olhos dos fãs do gênero musical e aqueles que já tenham sido tocados por esse fenômeno que mudou o mundo.

Além da temporada de festivais e shows, que trará ao país grandes nomes internacionais ao longo de 2012, roqueiros e amantes da música já podem comemorar a realização de outro megaevento neste ano no país. De 4 de abril a 27 de maio, das 10h às 22h, São Paulo vai ganhar a maior mostra de rock da América Latina. Realizada nos 10.500 m² da Oca, no Parque do Ibirapuera, Let´s Rock: A Exposição vai reunir em diversos ambientes uma série de exibições, pocket shows, palestras, workshops inéditos e exclusivos que farão do evento mais uma atração de peso para os aficionados do gênero musical e aqueles que queiram conhecê-lo mais.

“Um ‘riff’ de guitarra, aquele refrão contagiante, um festival inesquecível, ídolos desafiadores: o rock marca a vida das pessoas há gerações com diferentes sotaques, timbres, imagens e sensações. Símbolo de liberdade, paz, amor, rebeldia e transgressão, o gênero revolucionou a moda, os valores e o comportamento de gerações. Com Let´s Rock, vamos proporcionar uma viagem única a esse universo”, diz José Antonio Algodoal, músico e curador da exposição.

Numa parceria com museus, alguns dos maiores colecionadores do mundo como os brasileiros Marcel Castro, Marcos Malagoli e fotógrafos (como o célebre Bob Gruen) e publicações especializadas, a Let’s Rock vai oferecer instalações e um extenso conteúdo audiovisual que proporcionarão uma experiência extraordinária e inesquecível aos roqueiros e apreciadores do gênero que mudou, para sempre, a história da música.

Entre os destaques internacionais da mostra, estão Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, U2, Bob Dylan, Nirvana, The Who, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Pink Floyd, David Bowie, Queen e Ramones. O rock brasileiro ganha projeção com Sepultura, Legião Urbana, RPM, Rita Lee, Ira, Raul Seixas, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Mutantes, mas também é retratado em seus diferentes movimentos e momentos, como a Jovem Guarda, Tropicalismo, Rock e Soul Carioca, Psicodelia, Rock Pauleira, Invasão Nordestina, Progressivos, Punk, Post Punk, New Wave, Rock Gaúcho, Mangue Beat, Skate Rock, Pop Rock, alternativos da geração 80 e 90, as cenas carioca, baiana, mineira, paulista e de Brasília e, finalmente, os novos alternativos e as promessas.

A mostra
Térreo: Let’s Rock – Logo na entrada da Oca, percorrendo um tubo de 20m, o visitante terá contato com uma “timeline” (linha do tempo) que trará por meio de fotos, textos, recursos gráficos e canções que se tornaram clássicos, alguns dos principais fatos das seis décadas da história do rock, desde os anos 50 até a primeira década do século XXI. Abrigados em meio aos andaimes instalados no espaço, figurinos, instrumentos, cartazes e outros objetos vão atiçar ainda mais o interesse dos fãs do rock e daqueles que já tenham sido tocados por esse fenômeno musical, bem como aguçar a curiosidade das pessoas que ainda não tenham intimidade com o universo cultural.

No mesmo andar térreo, haverá um espaço dedicado à “Rolling Stone”, no qual serão expostas as capas históricas da revista; um estande da Tagima e N.Zaganin, onde os visitantes poderão tocar em diferentes modelos de guitarras das conceituadas marcas (alguns deles, considerados melhores que as míticas Fender); uma loja da It´s Only Rock ´n´Roll, que comercializa produtos legais e licenciados de cantores, cantoras e bandas; e serviços de bar e chapelaria.

Subsolo – Com cerca de 200 fotos, o subsolo receberá exposições dos fotógrafos brasileiros Otavio Sousa (em oito anos de cobertura musical, registrou apresentações que foram parar em veículos especializados e, desde 2008, seu trabalho integra a exposição constante do Hard Rock Cafe Hotel, em Las Vegas) e MRossi (responsável pela cobertura de shows épicos em território nacional, como os do ACDC, Kiss e Faith No More), além de uma grande mostra do fotógrafo americano Bob Gruen.

Considerado um dos maiores fotógrafos da história do rock, Gruen fotografou ao longo de sua carreira ídolos e bandas como Rolling Stones, Led Zeppelin, John Lennon, Debbie Harry (Blondie), Sid Vicious (Sex Pistols), Kiss, The Clash, Iggy Pop, David Bowie, Elvis Presley, Patti Smith, The Jackson 5 (Michael Jackson), Ramones e Bob Dylan, entre outros. Além de expor seus trabalhos, Gruen também estará presente na abertura do evento e ainda fará uma palestra na qual falará sobre sua experiência como fotógrafo e os bastidores de algumas das fotos mais famosas da história, que estarão expostas na Let´s Rock.

No subsolo da Oca, será instalado um auditório para aproximadamente 150 pessoas onde vão acontecer pocket shows, workshops com músicos, bate-papos e exibição de filmes e documentários sobre rock, como “Titãs: 30 Anos”, “Herbert de Perto” e “Arnaldo Baptista” – para as palestras, espetáculos e workshops mais concorridos, haverá distribuição prévia de senhas. Além disso, haverá seis lounges, nos quais os visitantes poderão ouvir playlists dos mais diferentes estilos do rock, criadas especialmente para o evento, com canções do Rockabilly, Surf Music, Country Rock, Psicodélico, Brit Invasion, Garage, Jovem Guarda, Punk, Progressivo, Glam and Glitter, Pauleira, Blues Rock, New Wave, Synth Pop, Post Punk, New York Coldwave, Madchester, Brock, Alt Brasileiro, Mangue Beat, College Rock, Brit Pop, Grunge, Hardcore, Eletroclash, Nu Metal, Neo Folk, Stoner e músicas do rock-pop brasileiro dos anos 00.

Ainda no subsolo da Oca, vai ocorrer uma mostra de guitarras customizadas pelo artista plástico e grafiteiro Magoo Felix, pelo guitarrista Marcinho Eiras e por mais alguns músicos do mainstream brasileiro. Para que todas as pessoas possam participar ao redor do mundo, as guitarras serão posteriormente leiloadas pela internet e a renda será revertida a instituições como a Fundação Viva Cazuza e a Freddie For a Day, ligada ao ex-vocalista do Queen, Freddie Mercury.

Primeiro andar – O primeiro andar será dedicado a objetos usados por cantores e bandas nacionais e internacionais. Para se ter uma ideia, no espaço o visitante ficará diante de cartazes originais de época, figurinos usados por músicos em clipes e shows, discos, bootlegs (gravações não autorizadas de áudio ou vídeo), instrumentos como o baixo Hofner em formato de violino de Paul McCartney, o famoso baixo em forma de machado de Gene Simmons (Kiss), a primeira bateria de Igor Cavalera (Sepultura), baquetas do baterista Charlie Watts (Rolling Stones) e até um pinball do The Who.

Os objetos serão expostos em grandes vitrines, que contarão ainda com capas de álbuns, figurinos, instrumentos, fotos autografadas, manuscritos e até um Disco de Ouro do Beatles.

Segundo andar: Let`s Rock Experience – No segundo e último andar, a exposição trará um megaespaço onde o visitante terá a impressão de estar diante da plateia de um show. Esse conceito lembra o que foi criado pelo British Music Experience, um dos parceiros do Let´s Rock, pelo qual se projetam imagens de shows, clipes e outros momentos marcantes do rock em 180 graus, fazendo com que o espectador faça uma imersão sensorial nesse gênero musical.

“Beatles, Queen, Nirvana, Kiss, Elvis, Sonic Youth, The Clash, Led Zeppelin, White Stripes, Libertines, U2, The Who, Jimi Hendrix, David Bowie... Let´s Rock fará brilhar os olhos dos fãs de rock, da cultura pop ou de qualquer um que já tenha sido tocado por esse fenômeno que mudou o mundo”, garante Algodoal, o o curador da Mostra.

O megaevento – patrocinado pela NET, co-patrocinado pela Sabesp e apoiado pela Tagima, N.Zaganin e revista Rolling Stone – conta com os benefícios da Lei Roaunet, do Ministério da Cultura, e do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Os produtos oficiais da Let´s Rock poderão ser adquiridos durante a exposição no estande da loja da It’s Only Rock n’ Roll, que trabalha exclusivamente com materiais licenciados de artistas e bandas, tanto nacionais quanto internacionais. Camiseta, caneca, caderno, jogo americano, até palheta fazem parte do merchandising que leva a marca do evento.

A It’s Only Rock n’ Roll também levará para a Oca um mix de produtos para os amantes do rock. Estarão à venda pôsteres, bonés, camisetas, canecas, ímãs, chaveiros, porta copos, quebra cabeças, DVDs, Blu-rays e CDs de ícones como Beatles, AC/DC, Led Zeppelin, Pink Floyd, Ramones, entre outros.

Serviço
Facebook: facebook.com/letsrockexpo
Twitter: @letsrockexpo
Let´s Rock: A Exposição
Local: Oca - Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3
Site: www.letsrockexpo.com.br
Venda de ingressos: Ingresso Rápido – Tel. (11) 4003-1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br
Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para idosos e estudantes)
Dias e horário: de 4 de abril a 27 de maio, de terça a domingo, das 10h às 22h
Estacionamento: no local, com Zona Azul no horário comercial

Fonte:Macida Joachim