Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ III Festival de Teatro Para Cr...

III Festival de Teatro Para Crianças

Publicada em : 21/03/2012

Teatro do Centro da Terra será palco das apresentações gratuitas

As apresentações são sempre aos sábados e domingos, com duas sessões por dia em horários variados, que devem ser consultados com atenção. As sessões são compostas de oficina e apresentação. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria no dia da apresentação, a partir das 12h, exceto nos dias 22, 28 e 29 de abril, quando a bilheteria abrirá às 9h.

A cada fim de semana entram em cartaz montagens diferentes, totalizando 20 apresentações gratuitas dos seguintes espetáculos: O Ilha do Tesouro (Kompanhia do Centro da Terra), Biliri e o Pote Vazio (Kompanhia do Centro da Terra), Histórias por Telefone (Cia. Delas de Teatro), Circo de Bonecos (Cia. Circo de Bonecos), Circo de Pulgas (Cia. Circo de Bonecos), Ciranda das Flores (Cia. Prosa dos Ventos), As Velhas Fiandeiras (As Meninas do Conto), A Lenda Mágica (Grupo Oculto do Aparente), O Bobo do Rei (Cia. Vagalum Tum Tum) e Othelito (Cia. Vagalum Tum Tum).

O Festival é uma idealização da Kompanhia do Centro da Terra, patrocinado pela CAIXA Econômica Federal. A programação - voltada para crianças de 3 a 12 anos - é formada por espetáculos de sete renomados grupos paulistanos, sob curadoria de Luiza Jorge, responsável pelo prêmio FEMSA de teatro infanto-juvenil.

• OFICINAS (uma hora antes dos espetáculos, para quem retirou o ingresso)

Coordenação: Lucília Helena Franzini, Maria Cecília Franzini e Paula Antunes Ruggiero.
Professores: Professores do Grão do Centro da Terra
Duração: 50 minutos

As oficinas são oferecidas pela escola de artes integradas Grão do Centro da Terra, cuja linha de trabalho reúne artes visuais, música, teatro e dança. A inspiração para o trabalho são os temas ou elementos cênicos das montagens em questão que estimulem a criação. A proposta contempla, dependendo do tema do dia, uma ou mais modalidades da linguagem visual (desenho, pintura, colagem ou construção).

O desenvolvimento das oficinas parte do princípio de que teatro infantil deve ser entendido como uma experiência integrada às outras, vividas pelas crianças: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música e o movimento. O mundo teatral traz a riqueza dos cenários, a presença de personagens, da dramaturgia, do figurino, da maquiagem, dos objetos de cena, da luz e do som. As diferentes formas, texturas e cores apresentadas são exploradas nas oficinas de arte em criação e construção de objetos (brinquedos, livros de história, instrumentos musicais, bonecos e máscaras). Outras possibilidades são relacionadas ao desenho, à colagem e à pintura, usando a temática do espetáculo como inspiração. 

Serviço
Estreia: 07 de abril de 2012
Temporada: De 07 de abril a 06 de maio de 2012
sábados e domingos
Local: Teatro do Centro da Terra
Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP - Telefone: (11) 3675-1595
Site: www.centrodaterra.com.br
E-mail: teatro@centrodaterra.com.br
Ingressos: Grátis
Bilheteria: Retirar na bilheteria, até 2 ingressos por pessoa.
dias 7,8,14,15,21 de abril a partir das 12h
dias 22,28,29 de abril a partir das 9h
dias 5 e 6 de maio a partir das 12h
Classificação etária: Voltado para crianças de 3 a 12 anos.
Capacidade: 81 lugares
(O Ilha do Tesouro: 30 duplas)
Possui: Acesso universal
Serviço de bar e café
Estacionamento grátis (vagas limitadas 

Fonte:Centro da Terra