Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Dia do Artesão

Dia do Artesão

Publicada em : 16/03/2012

Eventos na Liberdade, República, Trianon e José Bonifácio terão mais um dia para que seus frequentadores possam comprar produtos típicos


O Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, terá festejo especial no Centro de São Paulo. Para celebrar a data e homenagear a profissão, as feiras da Liberdade, República, Trianon e José Bonifácio terão, entre quarta (21) e sexta-feira (23), um dia extra cada para que seus expositores possam vender seus produtos.

A antiga Feira de Arte e Artesanato e Cultura José Bonifácio, que reúne cerca de 55 expositores, acontece sempre às quintas, sextas e sábados. Nesta semana ela também ocorre na quarta-feira (21), oferecendo artesanatos, alimentos típicos, pedras trabalhadas e bolsas.

Na quinta-feira (22) é a vez da Liberdade e da República receberem feiras extras, já que elas acontecem habitualmente nos finais de semana. A tradicional feira da República tem 764 expositores e funciona desde o final da década de 50, comercializando artesanato de diversos tipos. Já, na Liberdade, são oferecidos almofadas, luminárias japonesas, bonsais e bonecas típicas da cultura oriental, por 305 expositores, que além desses produtos colocam à disposição dos usuários barracas de comidas típicas asiáticas, como guiosa, yakisoba e tempurá, assim como diversos quitutes influenciados pela culinária oriental.

Na região da avenida Paulista, os 150 expositores da feira do Trianon terão sexta-feira (23) para expor e vender os seus produtos: enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos, objetos esculpidos em madeira, pinturas, entre outras curiosidades, além de comida mexicana, salgados, doces e sorvetes.

Regulamento
As feiras extras serão realizadas nos mesmos moldes e locais onde ocorrem às feiras regulares, devendo seguir os mesmos regulamentos. Só está autorizado a vender no espaço, o expositor cadastrado na Supervisão de Segurança Alimentar da Subprefeitura Sé para a respectiva feira a qual foi concedido o evento, ficando a cargo dos expositores a limpeza e a segurança.

Dia do Artesão
A data especial existe para homenagear artistas que, há milênios, transformam matérias primas em peças de arte, que acompanham a história das mais diversas civilizações como objetos utilitários e decorativos. A escolha do dia 19 de março foi por ser o dia convencional ao padroeiro dos artesãos, São José. O pai de Jesus Cristo era marceneiro e, naquela época, o ofício era realizado de maneira artesanal. Por isso ele foi escolhido para proteger os que pertencem à categoria. Em São Paulo, a data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos da Cidade em junho de 2008, pela Lei nº 14.794.

Serviço:
Feiras de artesanato em datas extras para o Dia do Artesão
Quarta-feira, dia 21 de março
José Bonifácio
Endereço: praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº, Sé
Horário: das 10 às 15 horas
(Além dos dias extras, a feira também acontece sempre às quintas, sextas e sábados)

Quinta-feira, 22 de março
Trianon
Endereço: avenida Paulista, na esquina com a rua Peixoto Gomide, s/n, Consolação
Horário: das 9 às 17 horas
(Além dos dias extras, a feira também acontece sempre aos domingos)

Sexta-feira, 23 de março
Liberdade
Endereço: praça da Liberdade, s/n, Liberdade
Horário: das 9 às 17 horas
(Além dos dias extras, a feira também acontece sempre aos sábados e domingos)

Praça da República
Endereço: praça da República, República
Horário: das 10 às 17 horas
(Além do dias extras, a feira também acontece sempre aos sábados e domingos)

Fonte:Assessoria de Imprensa Subprefeitura Sé