Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Centenário do Santos Futebol C...

Centenário do Santos Futebol Clube no cinema

Publicada em : 16/03/2012

O filme foi selecionado para a programação especial do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade


Para comemorar os 100 anos do Santos Futebol Clube, a produtora Canal Azul, em coprodução com a ESPN e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, lança o filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte” no dia 14 de abril - data em que o clube completa 100 anos. O filme conta com a direção e roteiro da premiada cineasta Lina Chamie com produção de Ricardo Aidar. O longa-metragem foi selecionado para a programação especial do Festival É Tudo Verdade e será exibido ao público pela primeira vez no dia 27 de março. Neste mesmo dia, dentro da programação do festival, o filme será exibido para jornalistas às 11h seguido da coletiva de imprensa com a presença da diretora e do produtor. Em São Paulo e Santos, o longa entra em circuito alternativo de cinema no dia 06 de abril no Cine Livraria Bombril e Cine Miramar.

“Santos, 100 anos de Futebol Arte” contou com mais de 1 ano de intensa pesquisa em acervos no Brasil e no exterior, possibilitando o resgate de um material raro e inédito que vai mostrar a trajetória do clube. O material ajuda a entender a projeção internacional que o clube obteve na era Pelé e que permanece em sua história até hoje. A narrativa é conduzida através da paixão e admiração dos seus torcedores por um clube que conquistou uma torcida 15 vezes maior que a população da sua cidade, além de ser considerado o time que mais marcou gols na história do futebol mundial. “Na ilha de edição percebi que os fatos históricos deveriam ser pautados pelos depoimentos pessoais em que, não à toa, surgia a questão da paternidade – ...meu pai me levou ao estádio... - Meu pai havia falecido há 4 anos... - Meu pai disse, você tem que ir... E assim por diante, de tal forma que a estrutura geral do filme se alinhava não só pelo recontar objetivo dos fatos que marcam o centenário do time, mas subliminarmente pela memória afetiva destes mesmos fatos. Procurei assim, refletir a dimensão ampla e humana do futebol na nossa cultura”, comenta a diretora Lina Chamie que também é uma torcedora fanática do alvinegro da Vila Belmiro.

Para o produtor Ricardo Aidar, o Santos é um time mágico, quase sobrenatural com uma história coberta de glórias. “O Santos teve o maior jogador da história, parou uma guerra e foi o primeiro time do planeta a conquistar um bicampeonato mundial. Tem uma torcida que se espalha por todos os cantos da terra. Para o Canal Azul é uma grande honra produzir este filme”, enfatiza o produtor.

Com 93 minutos, o longa traz depoimentos emocionantes de ídolos como Pelé, Robinho, Diego e Neymar, além de entrevistas com torcedores famosos como a jornalista Barbara Gancia, o apresentador Marcelo Tas, os escritores José RobertoTorero, José Miguel Wisnik e Xico Sá, além do rapper Mano Brown que “contracena” com Cosmo Damião, fundador da torcida jovem do Santos. A trilha sonora que embala as imagens é composta por nomes como Bee Gees, Pink Floyd, Prodigy e Darius Milhaud.

O filme é patrocinado pelo Carrefour e Besni, com o apoio cultural da Netshoes e Tenys Pé Baruel.

Ficha técnica
Direção e Roteiro: Lina Chamie
Produção: Ricardo Aidar e Katia Lund
Produção-executiva: André Canto e Sylvio Rocha
Montagem: Ricardo Farias
Fotografia: Miguel Vassy
Coprodução:ESPN e Grupo Bandeirantes de Comunicação
Realização: Canal Azul

Festival É Tudo Verdade
Exibição do filme ao público às 19h dentro da programação do Festival É Tudo Verdade.
Local:Cine Sesc
Rua Augusta, 2075, Jardins.

Pré-estreia
03/04/2012
Local: Cine Livraria Cultura
Rua Padre João Manoel, 100 - Cerqueira César
20h30 - Início do evento
21h30 - Exibição do filme

Site oficial do filme: santos100anosdefutebolarte.com.br
Facebook do filme: http://www.facebook.com/santos100anosdefutebolarte
Twitter do Filme: @filmesdosantos

Fonte:Flavia Fusco Assessoria e Comunicação