Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Moda reciclável

Moda reciclável

Publicada em : 14/03/2012

Caixa Cultural São Paulo apresenta “Salvage – O requinte do resto”

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 10 de março a 6 maio de 2012, a mostra “Salvage – O requinte do resto”, com peças de vestuário criadas pela pela estilista catarinense Baby Steinberg, que vive e trabalha atualmente em Toronto, no Canadá. A mostra foi produzida por Claudia Lopes e tem curadoria de Mariza Bertoli. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Composta por 15 modelos originais, apresentados em desfiles recentes e realizados em feiras de moda, a mostra trabalha o tema da sustentabilidade, já que os vestidos criados pela estilista são o resultado da reciclagem dos mais variados materiais, como capas de celulares e até carregadores descartados, chaves, filtros de café, flores artificiais, enfeites de natal e meias de náilon.

Baby Steinberg hoje é reconhecida na mídia como uma designer “Avant Gard”, que cria ART TO WEAR (arte para ser vestida). Seus trabalhos são referências internacionais de sustentabilidade e freqüentemente ela é convidada para expor e falar de seus trabalhos em diversas empresas do Canadá.

Segundo a curadora Mariza Bertoli, a mostra da estilista é um convite à fantasia. “O corpo é a tela em branco, o desafio que a co-move e os restos sua matéria prima de expressão. A busca desse material é uma espécie de arqueologia do que seria lixo. Criar uma obra que se movimente, que se acomode às curvas do corpo envolvendo-o é, sem dúvida, trabalhar em parceria (...) Atenta aos restos, sua arte junta fragmentos, texturas, evocações. Enfim, somos artífices do nosso mundo, podemos sempre fazê-lo mais bonito, buscando o requinte do resto.”

Foram ministradas oficinas pela própria artista para 4 turmas com 20 participantes cada, de 06 a 09 de março. As obras dos participantes, que se inscreveram gratuitamente, também farão parte da exposição.

SERVIÇO:
Exposição Salvage – O requinte do resto
Abertura para convidados e imprensa: sábado, dia 10 de março de 2012, às 11h - seguida de visita guiada com a artista
Datas: 10 de março a 06 de maio de 2012
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural SP