Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Festa Internacional da Francof...

Festa Internacional da Francofonia

Publicada em : 13/03/2012

O Dia Internacional da Francofonia é comemorado em 20 de março no mundo inteiro

Entre os dias 14 de março e 8º de abril, uma série de eventos culturais, envolvendo música, cinema, teatro, literatura, exposições e conferências, que ilustram a diversidade francófona, serão promovidos em São Paulo.

A Francofonia é o conjunto dos locutores da língua francesa, comunidade de países e Governos, que acumula povos diversos vivendo em cinco continentes, ligados de alguma maneira pela língua francesa. Sob este mote, há uma diversa programação. No âmbito musical, há destaques como a francesa “Fiona Monbet” ,considerada a melhor violinista do momento aos 21 anos, além do grupo belga “Parfum Latin”, que se apresentam no Bourbon Street Music, no dia 20 de março. Já o SESC Pompéia recebe o MC “Baloji” num show de rap com influências americanas, vindo diretamente do Congo, dia 22. No mesmo dia “Tiken Jah Fakoly”, da Costa do Marfim, apresenta seu último álbum African Revolution, considerado um marco para a cena mundial do reggae. Haverá ainda, show da brasileira, radicada em Québec, “Monica Freire” que se apresenta ao lado “Pape Fall & L´African Salsa”, do Senegal, no dia 23. Após passar pelo SESC Pompéia, as atrações seguem para as unidades de Santo André, Araraquara, Santos, Campinas, São José dos Campos e São Carlos.

Exposições de artes e fotos também marcam o mês da francofonia. A Pinacoteca do Estado recebe a exposição “Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris” com curadoria de Véronique Wiesinger. A mostra “Francophonies” que será instalada na Galeria Imago Aliança Francesa, entre os dias 15 de março e 19 de maio, trará 30 fotos em preto & branco, com registros do brasileiro Andrelou Vallarelli em viagens pela Europa e Canadá. E ainda a Galeria L´oeil Aliança Francesa, recebe a exposição “Paysage”, mostra coletiva dos artistas do acervo da Galeria Mezanino, com curadoria de Cecira Armitano e Renato de Cara, a partir do dia 19 de março.

Cinéfilos também poderão aproveitar a Festa Internacional da Francofonia, com programação intensa de mostras e ciclos. O CCBB recebe entre os dias 14 e 18 de março a “Mostra Lea Pool” que presta homenagem à cineasta suíço-canadense e virá ao evento para bate-papo e debate. Já a Cinemateca Brasileira recebe o “Ciclo François Truffaut” de 14 de março 8º de abril, em homenagem a um dos maiores ícones da história do cinema e um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague. Os ciclos “Política como ação transformadora”, na Biblioteca Viriato Corrêa, de 16 a 31 de março, e o “Mediterrâneo”, de 20 a 29, na Galeria Olido também fazem parte da programação. Os premiados filmes do cinema quebequense não poderiam ficar de fora: estarão em cartaz no CineSesc, no “Ciclo de Cinema de Québec”, nos dias 20, 21 e 22 ,e o Cine-Clube Aliança Francesa/Reserva Cultural exibe o longa da Bélgica “Sequestro de um Herói”, após o tradicional café da manhã francês, servido na Reserva Cultural no sábado, 25 de março.

O teatro não poderia ficar de fora, as atividades vão desde espetáculos como o da Cia Solas de Vento e o convite do SESC para o dramaturgo francês Jean-Pierre Sarrazac, até workshop, conferência e leitura dramática “La Boule d´or”, com direção de Nelson Baskerville..

Debates de ideias e literatura complementam ainda mais a programação, com atrações que vão de lançamentos de livros, palestras e até concursos com possibilidade de viagem à França e Quebec. A programação ocupa diversos pontos da cidade como: Centro Universitário Maria Antônia, Fundação Getúlio Vargas, PUC-SP, USP, Livraria da Vila, SESC Consolação e Pinacoteca do Estado. 

A francofonia vem ganhando força a cada ano que passa. O francês é hoje a 9ª língua mais falada do planeta, sendo que mais da metade dos francófonos possuem menos de 30 anos de idade e é a 3ª língua da internet à frente do espanhol, do alemão e atrás do inglês. A Festa Internacional da Francofonia é uma realização da Aliança Francesa de São Paulo, AUF Agence Universitaire de la Francophonie, Bureau du Québec à São Paulo, Consulado da Bélgica + WBI, Consulado do Canadá, Consulado da Suiça, Consulado da França em São Paulo, Consulado do Senegal, OIF, SESC-SP.

Apoio: Bibliotecas Municipais, Biblioteca Viriato Corrêa, Prefeitura de SP – Secretaria da Cultura, Cinemateca Brasileira, Galeria Olido, Bourbon Street Music Club, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Universitário Maria Antonia da USP, Cinemateca da Embaixada Francesa, Institut Français, Colégio Santa Cruz, Fundação Getúlio Vargas, Lei de Incentivo, Liceu Pasteur Livraria Francesa, Livraria da Vila, Minc, Reserva Cultural, Pinacoteca do Estado de SP, Governo do Estado de SP e Fonds d’Action Sacem.

A programação completa e detalhada já pode ser visto no site oficial do evento: www.aliancafrancesa.com.br/francophonie 

Fonte:Ana Luiza Galvão