Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O jogo da minha vida – históri...

O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta

Publicada em : 12/03/2012

Jogar futebol, comprar carrões, fazer noitadas e desfilar com lindas mulheres. Esta parece ser uma vida de sonhos. Mas a realidade do futebol, recheada de lendas e mitos, é muito diferente

No Corinthians desde 2009, Paulo André Cren Benini começou a carreira aos 14 anos de idade, quando saiu de Campinas para ingressar no time infantil do São Paulo Futebol Clube. Deixou para trás a família e foi viver no Centro de Treinamento em Cotia, de onde seguiu profissão e atuou em clubes do Brasil e do exterior, tendo de enfrentar a ganância de empresários, o descaso de dirigentes poderosos e a pressão psicológica de falhar em algum momento e ter que recomeçar a vida do zero. Por conta das dificuldades e incertezas do mundo da bola, o zagueiro decidiu estudar e desenvolver atividades que garantiriam seu futuro caso o futebol não desse certo.

Atualmente, o zagueiro é conhecido como o intelectual do elenco corintiano, e mantém um blog, desde 2010, onde discute assuntos relacionados à política do futebol e a situação do esporte no Brasil. Crítico árduo do excesso de concentrações, optou por utilizar as longas horas no quarto do hotel para escrever, durante todo o período de concentração de 2011, um livro que relata como é a vida dos adolescentes que saem em busca do sonho de serem atletas profissionais, abandonando a família e os estudos e passando a viver em alojamentos, sob a tutela de clubes e seus treinadores. Por meio de sua própria história e experiência, contou com detalhes como é o cotidiano dos jogadores, desde a categoria de base até os bastidores de um time de grande expressão, como o Corinthians.

Dividido em três partes – Futebol amador, Futebol profissional e Reflexões – o livro ainda conta com depoimentos de atletas de diferentes de modalidades do esporte brasileiro, além de treinadores e jornalistas. Em obra inédita, pois nunca antes um jogador de futebol em atividade escreveu e publicou um livro, “O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta” é um farol para guiar os jovens que sonham alto e um relato íntimo de alguém que está vivendo nesse universo de eterna competição e sobrevivência diária.

“Só o fato de ter conseguido escrever durante o Campeonato Brasileiro já vale destaque. Mas, com seu senso crítico e a visão do jogador de futebol, Paulo André traz histórias que explanam exatamente como é a vida de um atleta. Você que gosta de futebol e de histórias de boleiros leia, pois garanto que será uma excelente experiência. Se quer pensar sobre possibilidades de aprimorar o esporte no Brasil, leia também e embarque nessa discussão. E se, por fim, você não está nem aí para futebol, ainda assim, tenho certeza de que irá curtir, e muito, cada página” - Ronaldo Fenômeno, ex-jogador de futebol

Ficha Técnica
Título: O jogo da minha vida – histórias e reflexões de um atleta
Autor: Paulo André Cren Benini
Formato:16 x 23 cm
Nº de páginas: 304
Preço: R$ 39,90

Fonte:Andrea Jocys / Regina Buffolo