Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Grupo teatral II Trupe de Choq...

Grupo teatral II Trupe de Choque faz criação conjunta com público

Publicada em : 12/03/2012

Um espetáculo teatral criado a partir de 44 textos trágicos

Você se arruma, pega o carro, sai de casa e chega até o local onde pretende ver um espetáculo. Mas prepare-se. Não é bem um espetáculo, e sim, um anti-espetáculo. A atividade é ao ar livre, você pode terminar o dia como ator ou mesmo na direção de uma cena. Isto porque, a criação conjunta com o público é o principal foco da II Trupe de Choque, um coletivo teatral que há 10 anos rompe os padrões e radicaliza a relação público-ator.

O projeto, denominado Detritos em Ensaio, está “em cartaz” no antigo Hospital Psiquiátrico Pinel, em Pirituba, zona leste de São Paulo, de 10 de março de 2012 a 19 de maio de 2012, às sextas e sábados. O objetivo geral do projeto, apoiado pela Lei de Fomento ao Teatro, é construir, junto com o público, um espetáculo teatral a partir de 44 textos trágicos, (que vão de Esquilo a Heiner Muller, passando por Shakespeare e Vianinha) em uma investigação que se pergunta sobre a experiência trágica contemporânea, em um mundo pós-11 de setembro. A Trupe abre para o público seu processo de criação, desde o aquecimento e ensaio até a montagem da cena. “O nome vem da ideia de uma construção de ruínas, um acúmulo de fragmentos”, diz Ivan Delmanto, diretor da II Trupe de Choque. Não é necessário conhecimento prévio em teatro ou qualquer outra linguagem artística. Para participar dos “espetáculos”, cada espectador deve fazer uma reserva prévia e ele poderá sair a qualquer momento. “Detritos em ensaio é a radicalização da peça didática, uma quebra de ilusão, da relação distanciada entre platéia e atores. Conosco, o público vivencia um processo”, complementa o diretor.

Serviço
Local: CAISM PHILLIPE PINEL (antigo Hospital Psiquiátrico Pinel)
Av. Raimundo pereira de Magalhães, 5214 - (próximo ao terminal Pirituba de ônibus e à estação Pirituba de trem)
Reservas e Inscrições: 2trupedechoque@gmail.com ou 11 – 2368-7921 e 8046-0012
Faixa etária das atividades: a partir de 18 anos
Site: www.trupedechoque.com.br
Todas as atividades são gratuitas
TRANSPORTE GRATUITO – METRÔ BARRA FUNDA para o público ás sextas às 16h e aos sábados às 15h: Saída e retorno da Rua Wilfrides Alves de Lima (entre o Memorial da América Latina e o terminal Barra Funda)

Fonte:Canal Aberto Assessoria de Imprensa