Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Sinfônica Heliópolis abre temp...

Sinfônica Heliópolis abre temporada

Publicada em : 12/03/2012

Atualmente com 78 músicos, a orquestra já acumulou grandes experiências

Uma temporada mais ampla. Um repertório ousado e combinando o clássico e o contemporâneo. Um dos mais importantes regentes brasileiros, agora em seu segundo ano à frente de um grupo de jovens músicos, cuja excelência artística tem sido reconhecida pela crítica e pelo público. Estes são alguns dos elementos que cercam de expectativa a Temporada 2012 da Sinfônica Heliópolis.

Ao lado do grupo e de seu maestro e diretor artístico, Isaac Karabtchevsky, estará ainda um dos principais pianistas brasileiros: Jean Louis Steuerman, que sola no Concerto Para Piano Nº 5 opus 73 em mi bemol maior “Imperador”, de Ludwig van Beethoven. Já na segunda parte do concerto, a Sinfônica apresenta o Concerto Para Orquestra de Béla Bartók, que não é executada por uma orquestra em São Paulo há mais de 30 anos.

A temporada terá ao todo oito apresentações, sendo sete na Sala São Paulo e uma no Theatro Municipal, esta com a presença de dois convidados mais do que especial: o maestro indiano Zubin Mehta. Também estão entre as atrações da temporada o maestro e violinista Julian Rachlin, o quarteto de violões Quaternaglia e o violinista Daniel Guedes. Para o último concerto, estão confirmadas as participação dos Coral da Gente e do ator Thiago Lacerda, como narrador.

Assim, a Sinfônica Heliópolis cumprirá em 2012 mais uma etapa de seu processo de profissionalização artística e admnistrativa. Além da chegada de Isaac Karabtchevsky, o grupo também evoluiu em termos pedagógicos, com um modelo de ensaios mais exigente e eficiente; e a implantação de um sistema de remuneração baseado na meritocracia. Nos palcos, além da temporada de seis concertos em São Paulo, apresentações históricas no Festival SWU, ao lado do Faith No More e em Paulínia (SP), ao lado da Orquestra Jovem de Israel, sob a batuta de Zubin Mehta, também marcaram 2011.

TEMPORADA 2012 – LOCAIS E DATAS

10 de março, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky,regência
Jean Louis Steuerman, piano

4 de abril, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regência
Daniel Guedes, violino

22 de abril, 11h
Sala São Paulo
Julian Rachlin, regência e violino

23 de junho, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regência
Jovens Solistas do Instituto Baccarelli

22 de agosto, 21h
Theatro Municipal
Zubin Mehta, regência

22 de setembro, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regência
“Ópera em Concerto”

3 de novembro, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regência
Quaternaglia, quarteto de violões

21 de dezembro, 21h
Sala São Paulo
Isaac Karabtchevsky, regência
Thiago Lacerda, narrador
Coral da Gente

Fonte:Editor - Edison Paes de Melo