Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ R&J de Shakespeare - Juventude...

R&J de Shakespeare - Juventude Interrompida

Publicada em : 06/03/2012

Nova temporada irá até 29 de abril, de sexta a domingo

R&J de Shakespeare é uma adaptação da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare, feita pelo dramaturgo norte-americano Joe Calarco. O texto, escrito em 1997, é considerado como a mais vibrante releitura de Shakespeare dos últimos tempos, com inúmeros prêmios de prestígio internacional e apontada como uma das 10 melhores peças em cartaz na Inglaterra. O espetáculo acaba de receber quatro indicações ao APTR: melhor espetáculo, diretor (João Fonseca), ator (Rodrigo Pandolfo) e ator coadjuvante (Pablo Sanábio).

Em Juventude Interrompida, quatro estudantes de um colégio interno, cansados das tediosas rotinas escolares, decidem transformar suas vidas cheias de regras. Depois de uma aula, um deles aparece com uma edição de Romeu e Julieta e todos se revezam na leitura da peça em voz alta. Empolgados, os garotos começam a quebrar os padrões para continuar as leituras. A rigidez de suas vidas cria um paralelo das trajetórias das personagens da peça, à medida que a brincadeira de representar torna-se cada vez mais séria e intensa.

O principal atrativo do texto é a investigação teatral por meio de uma obra de Shakespeare desconstruída para uma fonte inesgotável de possibilidades cênicas e interpretativas. O elenco constrói quase todas as personagens do original de Shakespeare, além de dar vida aos quatro estudantes, num jogo teatral da peça dentro da peça.

A montagem dialoga com energia ininterrupta em meio a citações de poesia e citações de cultura pop. Joe Calarco é de fato um mestre artesão da linguagem, como Shakespeare possui uma habilidade de jogar com os diversos significados das palavras.

A direção é do premiado João Fonseca, diretor de grandes sucessos como o musical ‘Tim Maia – Vale Tudo, o musical’, ‘Maria do Caritó’, Gota D´Água (de Chico Buarque e Paulo Pontes), Minha Mãe é uma Peça, Pão com Mortadela, entre outros.

O elenco é formado por quatro jovens atores que vêm se destacando no panorama cultural nacional: João Gabriel Vasconcellos foi protagonista do longa-metragem Do Começo ao Fim; Rodrigo Pandolfo participou do espetáculo musical O Despertar da Primavera; Felipe Lima, que atuou em diversas campanhas publicitárias e no longa Divã; e Pablo Sanábio, que foi destaque novela O ASTRO, é o protagonista do infantil ‘O menino que vendia palavras’.

A montagem está indicada ao Prêmio Shell de Melhor Trilha Sonora. Rodrigo Pandolfo recebeu o Prêmio Italo Rossi de Melhor Ator por seu trabalho no espetáculo.

Ficha Técnica
Adaptação: Joe Calarco
Tradução: Geraldo Carneiro
Direção: João Fonseca
Elenco: Felipe Lima, João Gabriel Vasconcellos, Pablo Sanábio, Rodrigo Pandolfo.
Cenário: Nello Marrese
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Figurino: Rui Cortez
Trilha Sonora: André Aquino e João Bittencourt
Direção de Movimento: Rafaela Amado
Idealização: Pablo Sanábio e Felipe Lima
Produção Executiva: Débora Paganni
Coordenação de Produção: Elisa Padilha
Diretor de Produção: Gustavo Nunes
Produção: Turbilhão de Idéias Cultura e Entretenimento

SERVIÇO
‘R&J DE SHAKESPEARE – JUVENTUDE INTERROMPIDA’
Temporada: de 10 de março a 29 de abril
Horários:
sexta e sábado - 21 horas
domingo - 18 horas
INGRESSO - R$ 40,00 - Inteira - R$ 20,00 (MEIA)
CAPACIDADE: 70 pessoas.
ESPAÇO DOS FOFOS ENCENAM
Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista São Paulo - (0xx)11 3101-6640

Fonte:Uns Comunicação