Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Quizumba!

Quizumba!

Publicada em : 28/02/2012

O Centro de Capoeira Angoleiro Sim Sinhô está comemorando de 20 anos de existência

“QUIZUMBA!”conta a história de Pastinha, um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, Benedito, um Griot, convida o menino a aprender um jeito de se defender, equilibrando covardia e valentia. Durante o aprendizado, Benedito conta a história do menino Francisco, o Zumbi, desde seu sequestro, quando criança, do Quilombo dos Palmares, passando por sua adoção por um Padre e seu espírito de busca, que o fez procurar sua origem.

O espetáculo visa convocar a função mítica da narrativa, trazendo as histórias do Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, não para que eles fiquem registrados no passado como heróis, mas para nos fazer criar novos conhecimentos de como agir no presente e no futuro.

“QUIZUMBA! é um jogo onde quatro atores e um músico revezam a interpretação de todos os personagens, revelando de maneira lúdica diferentes características de cada um. O velho Mestre Benedito é o maestro desta brincadeira, utilizando-se de adereços para dar cor e vida aos personagens. O mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia para enfrentar os desafios da vida", diz a encenadora Camila Andrade

Todo o espetáculo é inspirado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, canto, dança e teatro. O uso da rima fortalece o caráter oral e mítico-narrativo, que se completa no diálogo com músicas originais e outras da cultura popular. QUIZUMBA! é permeado por canções inéditas, a maioria delas concebidas por Jonathan Silva, músico e compositor, e outras sugeridas pelo dramaturgo e musicadas pelo grupo, sob orientação de Bel Borges, preparadora musical. As canções presentes resultam de um estudo feito pelo coletivo sobre a música afro-brasileira em diversas de suas manifestações, como a capoeira angola, o samba de roda e o afoxé.

FICHA TÉCNICA – “QUIZUMBA!”
Dramaturgia\ Tadeu Renato
Encenação\ Camila Andrade
Elenco\ Carlos de Niggro, Jefferson Matias, Jordana Dolores, Thais Dias e Valéria Rocha
Músicos\ Bel Borges e Jonathan Silva
Concepção Musical\ Jonathan Silva
Preparadora Musical\ Bel Borges
Figurinos\ Tayrone Porto
Preparação Corporal \ Capoeira Angola\ Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô/ Ednaldo Chocolate e Jordana Dolores
Documentarista\ Alícia Peres
Registros em Vídeo \ Cassimano
Concepção Visual\ Nina Vieira
Produção\ Renata Cirilo

SERVIÇO:
Onde: Centro Cultural Angoleiro Sim Sinhô
Endereço: Rua Turiassú, 1172
Telefone: 55(11) 3673-0688 - angoleiros@angoleirosimsinho.org.br
Quando: 03 e 04 de março, às 16h
Quanto: R$ 5,00 (preço único)
Duração: 60 min
Recomendação: Livre

Fonte:André Moretti