Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição Momentos e Movimento...

Exposição Momentos e Movimentos

Publicada em : 15/02/2012

Pela primeira vez, MAB-FAAP exibe coleção de fotografias organizadas nos últimos dez anos

Prata sobre papel gelatinado - Valdir Cruz - (Guarapuava, PR 1954) - Paisagem com
árvores e lago. Série Guarapuava, 2002 - Pigmento sobre papel de algodão # 13/25, tiragem 2006


Uma viagem ao mundo da fotografia moderna e contemporânea, por meio de imagens captadas pelas lentes de 34 fotógrafos, entre brasileiros e estrangeiros, é o que propõe a exposição ‘Momentos e Movimentos’, do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP). A partir de 14 de fevereiro, os visitantes poderão conferir cerca de 170 fotos reunidas nos últimos dez anos pelo MAB-FAAP, que mostram diferentes momentos históricos e movimentos da fotografia.

Com curadoria do Prof. Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, a mostra está dividida em cinco espaços: Moda, Comportamento e Estilo; O Corpo e suas Formas; O Retrato: atitudes e atuações diante do aparelho; Experimentações e Sonhos; e Fotomontagem. “A ideia é criar um percurso que dê evidência tanto à força das imagens, quanto à singularidade de cada conjunto autoral’, destaca o Prof. Rubens, que também é crítico de fotografia.

‘Moda, Comportamento e Estilo’ - uma verdadeira aula de direção e controle do ato fotográfico. A seção apresenta um amplo painel sobre a moda formal e descontraída a partir de registros aparentemente espontâneos. Com imagens que vão do clássico Horst P. Horst, alemão cujas fotos se caracterizam pelo uso da luz dramática, ao eclético Jean Manzon, francês que atuou em revistas como ‘O Cruzeiro’ e ‘Manchete’. Também reúne registros de autoria desconhecida das experiências performáticas de Flávio de Carvalho, e fotos do fotógrafo internacional Otto Stupakoff e dos contemporâneos Morgade, J.R Duran e Bob Wolfenson.

Fotografias expressivas do corpo humano estão reunidas no espaço ‘O Corpo e suas Formas’. A seção abriga imagens dos franceses Jean Moral e Pierre Boucher, que exploram o movimento e os detalhes do corpo, e de Luiz Tripolli, fotógrafo que desde o final dos anos 1960 apresenta experiências de luz em sintonia com a sensualidade e a beleza corporal.

O primeiro gênero da linguagem fotográfica que oferece originalidade poética, o retrato, também é um dos destaques na exposição. A seção ‘O Retrato: atitudes e atuações diante do aparelho’ apresenta imagens de Otto Stupakoff, Luiz Tripolli, Jairo Goldflus, Bob Wolfenson, J.R.Duran, Bob Gruen, Jean Solari, Paulo Vainer, Miro e Eduardo Simões.

Em ‘Experimentações e Sonhos’, o público tem a oportunidade de conferir como os sonhos e as viagens são explorados nas imagens de German Lorca, Thomaz Farkas, Mario Cravo Neto, George Love e Sarah Moon. A paisagem em transição e os instantâneos cotidianos também são apresentados por meio de fotografias de Valdir Cruz e Pierre Verger. “Ambos trouxeram para a fotografia uma experiência inventiva e independente, dissociada dos modismos, ampliando os limites da percepção visual com emoção e precisão técnica, características de um documento fotográfico”, explica o curador.

A exposição traz ainda, em ‘Fotomontagem’, trabalhos do artista esloveno Stane Jagodic. As fotomontagens criadas por ele fizeram parte da exposição coletiva ‘Vermelho/Projetto Rosso – operação experimental’, realizada pelo MAB-FAAP em 1986, e representam uma visão crítica e política dos anos 1980. Políticos como Margareth Thatcher e Ronald Reagan, o Papa João Paulo II, as imagens clássicas de Marx e Lênin, além dos exageros da publicidade e do excesso do consumo não escaparam aos olhos criativos e atentos do artista. “Suas fotomontagens foram importantes contribuições artísticas para a compreensão do momento histórico no qual estavam inseridas”, completa o Prof. Rubens.

A exposição ‘Momentos e Movimentos’ fica em cartaz até 29 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00, com entrada gratuita.

Exposição ‘Momentos e Movimentos’
Período de visitação: De 14/02 a 29/04/2012
Horário: terça a sexta-feira - das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados - das 13h00 às 17h00
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) – Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada Franca

Fonte:FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO