Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição “ÍNDIA! – Lado a Lad...

Exposição “ÍNDIA! – Lado a Lado” no SESC Belenzinho

Publicada em : 15/02/2012

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra integra a exposição ÍNDIA!, do CCBB-SP, e apresenta 17 artistas da atual cena indiana que se destacam no cenário internacional


O SESC Belenzinho abre no dia 25 de fevereiro a exposição "ÍNDIA! – Lado a Lado", apresentando o trabalho de 17 artistas – incluindo um coletivo – da cena contemporânea indiana que já se destacam no cenário internacional. Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra faz parte da exposição ÍNDIA!, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) de 13 de fevereiro a 29 de abril de 2012.

O título da mostra é uma referência à densidade e à dinâmica da vida cotidiana na Índia, com seus mais de 1,2 bilhão de habitantes, seis religiões, centenas de etnias, línguas e dialetos. Toda essa pluralidade convive e interage, lado a lado, gerando uma sociedade única e complexa em todos os aspectos.

As obras selecionadas – esculturas, fotografias, pinturas, vídeos e instalações, algumas produzidas especialmente para o evento – expressam momentos distintos da cultura indiana ligados a questões históricas, sociais, econômicas e urbanísticas. Os artistas não se prendem a uma única forma de expressão, dedicam-se a diversos meios simultaneamente, e suas obras unem inovadoras tendências mundiais à tradição de mais de 5000 anos do país. “O local e o global, o passado e o presente coexistem de forma natural na arte contemporânea da Índia”, explica a curadora brasileira, residente em Berlim.

A ideia da exposição ocorreu a Tereza em 2003, quando visitou duas coletivas de artistas indianos na Alemanha e Noruega. “Na última década, as mostras de arte contemporânea da Índia se tornaram frequentes na Europa e Estados Unidos, o que ainda não acontece na América Latina”, diz a curadora.

“Trazer ao Brasil esta coletiva foi um processo contínuo e sinuoso. ‘ÍNDIA! – Lado a Lado’ é resultado de um intenso trabalho de pesquisa em diversos ateliês nas cidades de Nova Delhi, Mumbai, Vishakhapatnam e Bangalore e da contribuição de especialistas locais e internacionais”. A maioria dos artistas participantes desta exposição nunca expôs na América Latina, “daí nossa grande responsabilidade e o potencial de multiplicidade a ser alcançado”, completa.

Arte contemporânea NO CCBB
A exposição "ÍNDIA!” também dá espaço à arte contemporânea indiana. ­Os artistas Vishal K Dar e Vivan Sundaram e o grupo PIX Collective apresentam suas obras no CCBB-SP.

ÍNDIA! – Lado a Lado
Local: SESC Belenzinho
Endereço Rua Padre Adelino, 1.000, Metrô Belém – Telefone: (11) 2076-9700
E-mail: email@belenzinho.sescsp.org.br
Abertura: 25 de fevereiro, às 11h (para convidados)
Exposição: 25 de fevereiro a 29 de abril
Curadoria ÍNDIA! – Lado a lado: Tereza de Arruda
Curadoria geral: Pieter Tjabbes – Produção: Art Unlimited
Horários: Terça a sexta, das 10h às 21h30; Sábados, das 10h às 21h.; Domingos e feriados, das 10h às 19h30. Acesso à exposição para visitação até 1 hora antes do fechamento do espaço – Entrada franca

Fonte:Sofia Carvalhosa Comunicação