Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Uma Questão de Tempo

Uma Questão de Tempo

Publicada em : 10/02/2012

Encenada pela Cia do Ator Careca montagem tem direção de Mônica Granndo e dramaturgia de Alberto Guiraldelli



Uma Questão de Tempo é uma comédia cheia de reflexões sobre o homem e seus conflitos com o ‘Tempo’. A peça trata de fragmentos do cotidiano, visto pela ótica da interminável discussão do homem com o tempo que lhe cabe. “Desse olhar temos um resultado divertido e instigante que nos faz pensar sobre a existência, desde simples problemas com o ponteiro do relógio, até a reflexão sobre uma vida inteira de escolhas irreversíveis, pois o tempo não volta atrás”, afirma a diretora Mônica Granndo.

A peça pretende mostrar, de forma bem humorada, a angústia do homem contemporâneo por não conseguir lidar com o tempo, afinal em nenhum outro momento da história o homem controlou tanto e teve tantas tecnologias a seu favor. Ironicamente, o tempo, parece correr acelerado contra a sua vontade. Montagem reflete sobre estar preso ao tempo e os benefícios que podemos alcançar nos aliando a ele e tentando viver cada momento.

“As cenas todas surgiram das discussões, pesquisa e improvisações sobre as questões do ‘Tempo’. Conforme surgiram as improvisações ajudei a organizar as falas e o fluxo de idéias na construção de algumas das cenas. Outras ficaram mais a cargo da condução da diretora. O trabalho aqui era mais de permitir aos atores colocarem em cena o que era mais importante para eles no nível inconsciente”, declara Alberto Guiraldelli, dramaturgista da peça.

A ação dramática se passa num sótão, num porão, num quartinho de bagunça, onde todas as memórias podem estar guardadas. “As personagens são realistas e lembram nossos amigos, vizinhos, parentes e até nós mesmos nessa luta contra o ‘Tempo’ que a vida moderna nos cobra. Os depoimentos dos atores se confundem com os das personagens dando um colorido que levará ao espectador a se ver refletido nesta encenação, e espero, possa rir dela como nós”, finaliza Mônica Granndo.

O cenário, assinado pelo próprio grupo, é composto por caixotes de papelão, cadeiras e os objetos necessários para compor cada cena. O figurino, de Christiane Lopes, busca individualizar cada personagem por meio de adereços simbólicos em uma base realista. A sonoplastia, de Rick Conte, apresenta musica composta para dar uma atmosfera às cenas, em parceria com as idéias dos atores. A Iluminação, de Denilson Marques é aberta, ressaltando os desenhos dos elementos cênicos de forma clara e dinâmica.

Para Roteiro
Uma Questão de Tempo – Estréia dia 30 de março de 2012, sexta-feira às 21h30. Dramaturgia: Alberto Guiraldelli. Direção: Mônica Granndo. Com a Cia do Ator Careca. Elenco: Christiane Lopes, Renata Mazzei, Lucas de Lucca e Rick Conte. Duração: 80 minutos. Recomendação: 12 anos. Ingressos: R$30,00 (Estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral têm 50% de desconto). Sexta às 21h30. Sábado às 21h. Domingo às 19h. Até 29 de abril.

TEATRO AUGUSTA - SALA EXPERIMENTAL – Rua Augusta, 943 – Cerqueira César, tel: 3151-4141. Capacidade 50 lugares. Bilheteria funciona de quarta a domingo, a partir das 14 horas. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Aceita cartões. Estacionamento ao lado. Café. Vendas pelo sistema ingresso rápido pelo telefone 4003-1212 ou site: (www.ingressorapido.com.br).

Fonte:Amália Pereira