Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Arte sobre as águas

Arte sobre as águas

Publicada em : 23/01/2012

Obra do artista Guto Lacaz, intitulada ‘Objetos Flutuantes Não Identificados Ibirapuera’, será apresentada em três diferentes horários

A nova intervenção flutuante cinética que o artista plástico Guto Lacaz criou para o Lago interno do Parque Ibirapuera, ‘Objetos Flutuantes Não Identificados Ibirapuera’, ou simplesmente ‘OFNIs Ibirapuera’, será apresentada em comemoração ao aniversário de 458 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro, em três horários (das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h), com patrocínio da Prefeitura do Município de São Paulo e das Secretarias Municipais da Cultura e do Verde e Meio Ambiente.

O primeiro OFNI foi criado em junho de 2011 para o evento “Aberto Brasília - Intervenções Urbanas”. Construído com 79 caixas de isopor de 170 litros, o OFNI fez algumas aparições no Lago Paranoá. A partir da experiência na capital federal, foram desenvolvidos os OFNIs Ibirapuera – um conjunto de dois cubos, que medem 3 metros de lado e foram construídos com uma base flutuante com 11 caixas de isopor de 170 litros e estrutura metálica revestida em lona plástica. Equipados com motor de popa elétrico, bateria e rádio, os dois cubos flutuarão pelo lago interno do Parque Ibirapuera fazendo trajetórias predeterminadas e alguns improvisos, e serão pilotados pelo artista e por seu assistente, Javier Judas.

O contraste da geometria dos cubos brancos e seus sutis movimentos com o desenho orgânico do lago, vegetação e aves, trará um olhar inusitado sobre este cartão postal de São Paulo, marcando também a volta de Guto Lacaz ao Lago do Ibirapuera, depois do sucesso de 1989, com o “Auditório para questões delicadas”.

Os OFNIs, ao contrário dos OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados), são antiaerodinâmicos, anti-hidrodinâmicos e movimentam-se lentamente. Enquanto ÓVNIS costumam ser esféricos ou elípticos, os OFNIs são cúbicos e suas aparições podem ser contempladas a curta distância e por longo período de tempo.

Ficha Técnica da obra ‘OFNIs Ibirapuera’
Criação – Guto Lacaz
Construção e montagem – Ono-Zone Estúdio
Imagens – Edson Kumasaka
Segundo piloto – Javier Judas
Produção – Márcia de Barros
Patrocínio – Prefeitura do Município de São Paulo e Secretarias Municipais da Cultura e do Verde e Meio Ambiente

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo