Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ As Mulheres do 6º andar

As Mulheres do 6º andar

Publicada em : 20/01/2012

O filme mostra de forma descontraída o confronto de classes entre um grupo de empregadas domésticas esfuziantes e um patrão melancólico e entediado

O filme, que participou do Festival de Berlim em 2011 e contou com um público de mais de 2 milhões de espectadores na França, se passa na charmosa Paris dos anos 60 e conta a história de Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini), um corretor da bolsa que leva uma vida burguesa ao lado da esposa Suzanne. Quando a sua empregada doméstica, há vinte anos, decide ir embora, sua pacata rotina é transformada pela chegada de Maria (Natalia Verbeke), uma empregada espanhola que mora com a tia e outras conterrâneas nos pequenos alojamentos para empregados do sexto andar do prédio.

Motivado pela simpatia de Maria, Jean-Louis Joubert começa a se aproximar dessas mulheres, que apesar dos dissabores da vida dura que levam, são alegres e bem dispostas. Tocado por estes seres femininos cheios de vida, ele começa a descobrir um novo universo, vivendo com emoção os prazeres mais sutis, em um ambiente completamente diferente aos modos austeros em que estava acostumado.

Com ótimo elenco, destacado por Fabrice Luchini (de Potiche), Lola Dueñas (de Volver) e Natalia Verbeke (de O Que Você Faria?), além da diva de Almodóvar, Carmen Maura, esta simpática comédia, dosada por tons românticos e ironia social mostra de forma descontraída o confronto de classes entre um grupo de empregadas domésticas esfuziantes e um patrão melancólico e entediado.

O que percebemos nas descobertas de Joubert e sua transformação, é que a simplicidade das relações humanas prevalece sobre as diferenças sociais e culturais e a necessidade de cada um de nós em encontrar o seu “sexto andar”.

Ficha técnica:
AS MULHERES DO SEXTO ANDAR - Data de estreia: 27 de Janeiro
(Les Femmes du 6eme Etage)
Direção: Phillippe Le Guay
Roteiro: Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre
Fotografia: Jean Claude Larrieu
Montagem: Monica Coleman
Trilha sonora: Jorge Arriagada
Produtor: Philippe Rousselet
Gênero: Comédia
Elenco: Fabrice Luchini, Sandrini Kiberlain, Natalia Verbeke, Carmen Maura e Lola Dueñas
Duração: 104min
País: França
Ano de produção: 2010
Classificação: a definir

Fonte:Cinnamon Comunicação