Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Feira Cultural Inclusiva do Ta...

Feira Cultural Inclusiva do Tatuapé

Publicada em : 20/01/2012

O evento terá atrações esportivas e artístico-culturais

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura do Tatuapé promovem, dia 29 de janeiro (domingo), das 10 às 16 horas, a Feira Cultural Inclusiva - 2ª Edição Tatuapé.

O evento terá atrações esportivas e artístico-culturais – sempre no âmbito da acessibilidade e da inclusão de participantes com e sem deficiência – e uma exposição/feira de instituições e serviços oferecidos pela Prefeitura, voltados ao público em geral. Os espetáculos terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição para o público com deficiência auditiva e visual.

A Feira Cultural Inclusiva, que teve a sua primeira edição realizada em dezembro de 2009, no bairro de Pinheiros, zona oeste, busca envolver a sociedade no debate de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.

Sempre unindo artistas com e sem deficiências, o evento terá samba, rock e blues, performances circenses, além de esgrima e skate, entre várias atrações. Os visitantes também poderão tirar dúvidas e obter informações sobre serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na cidade.

Programação

1. Palco

10h30

Apresentação de Balé Dança Adaptada

1ª. Coreografia: Dança na Sombra da Lua

Música: Na Sombra da Lua - Oswaldo Montenegro

Coreógrafa: Gisleine Vianni

Cadeirante: Karyna Gladys Andrada


2ª. Coreografia: Tango Prá Lá de Especial

Música: Por una Cabeza - Carlos Gardel

Coreógrafa: Gisleine Vianni

Cadeirante: Rosana Cristina Pereira Toledo


11h às 11h30

Teatro “Turma do Bairro”

Os personagens da Turma do Bairro representam jovens com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, que de uma forma divertida e esclarecedora, mostram que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de todas as outras pessoas e discutem as questões da diversidade humana como um valor fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva. Apoio:Sorri São Paulo.


12h30 às 13h30

Show de Samba, com Cássio do Peruche (deficiência visual)


14h às 14h30

DJs UNIDOS (deficiência visual)


15h às 16h

Show de Rock e Blues, com Dudé e a Velha Pantera


2. Atrações (dia todo)

Apresentação da equipe “Hardcore Sitting” (exibição de manobras de cadeirantes em pista de skate, com apoio da Federação Paulista de Skate), com participação de Fernando Cobra e Angélica Cobra;

Arte do palhaço Dr. Esquindô-lelê “Operação Conta Gotas, levando alegria e descontração”;

Teatro com fantoches. Apoio: Núcleo 1 e INIS.

Tênis de quadra adaptado para pessoas com deficiência (desde que tenham condições de segurar a raquete). Com uma miniquadra de tênis de 6x4, minirrede, com bolas de espuma e sem pressão, raquetes para crianças e adultos.


3. Tendas/Serviços (dia todo)

SMPED: exposição de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência – seja ela física, mental, auditiva, visual, múltipla, surdocegueira - ou com mobilidade reduzida.

CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência): exposição de programas e projetos voltados às necessidades da pessoa com deficiência em todas as áreas da administração pública municipal direta, indireta e autárquica.

ATENDE: prestação de informações sobre o serviço Atende, o passageiro especial e o bilhete especial.

Prodam: exposição “Samir, um mergulho para o futuro!”. Mostrará a trajetória, como nadador, do colaborador Samir Pereira Goes, da Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (GFD), que tem Síndrome de Down, trabalha na Prodam há 13 anos e começou a nadar ainda bebê. Antes mesmo de começar a nadar já participa de diversas competições desde 1989. Foi medalha de outro e prata nos 8º Jogos Internacionais, em 1991, Minneapolis, EUA e está indo para Portugal nos próximos dias para participar do “1st. DSISO OPEN EUROPEAN CHAMPIONSHIPS”; 2. Jogo de Xadrez inclusivo.

CAT (Centro de Apoio ao Trabalho): Programa Inclusão Eficiente.

Grupo GEDR Artrite Reumatóide/ Operação Conta Gotas: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças raras.

Núcleo 1 e Instituto INIS: apresentação de projetos e prevenções à pessoa com deficiência, com teatro de fantoches;

Hospital Vila Nova Cachoeirinha: informações do atendimento no hospital às pessoas com deficiência, e informações sobre a prevenção e inscrição de mulheres com deficiência para realizarem o exame Papanicolau;

Secretaria Municipal de Saúde - Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e Supervisão Técnica de Saúde (STS) Mooca/Aricanduva: contará com profissionais do Núcleo Integrado de Reabilitação(NIR) Tatuapé e Carrão, Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) Mooca e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Mooca.

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – informações sobre o Programa Inclui, voltado a alunos com necessidades especiais nas escolas da rede municipal e que oferece, entre outros, mobiliário adaptado e material didático em Braille.

2ª. Feira Cultural Inclusiva - Edição Tatuapé
Parque Esportivo dos Trabalhadores (Rua Canuto de Abreu s/nº., Tatuapé)
Dia 29 de janeiro de 2012 (domingo), das 10h às 16h

Fonte:Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)