Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Paulo Von Poser no Mube

Paulo Von Poser no Mube

Publicada em : 04/01/2012

Com obras inéditas, o artista, que tem como inspiração a cidade de São Paulo, irá apresentar 30 trabalhos representativos de sua carreira

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura -será o palco para a exposição “Trajetória”, de 13 a 29 de janeiro, do artista plástico Paulo Von Poser, que celebra, em 2012, o trigésimo aniversário de sua primeira mostra. Além disto, o artista homenageia a cidade de São Paulo com um circuito “Desenhando São Paulo”, onde ele e convidados participarão de um circuito itinerante registrando diversas paisagens da capital.

A mostra, com curadoria de Vic Meirelles, ilustra a ‘linha da vida’ do artista plástico e abrange um ciclo de três décadas de trabalhos, iniciado em 1982. “Trajetória” conta com 30 obras, algumas sendo exibidas pela primeira vez ao público. A exposição apresenta a diversidade de técnicas, suportes e materiais com os quais o artista costuma trabalhar, tendo o desenho como componente principal – linguagem básica de sua formação. Seu processo criativo de desenvolvimento e pesquisa será mostrado em dez painéis numa grande colagem de referências e épocas.

Trajetória não é apenas uma retrospectiva, por isso a ordem cronológica não foi prioridade nem na seleção das obras, nem na montagem da mostra. O intuito maior é revelar o processo de criação de Paulo von Poser, cujos temas mais reconhecidos são as rosas e a cidade de São Paulo.

O artista revela, contudo, que outros elementos também estão presentes em seus trabalhos. “Ao rever minha obra para este projeto, foi surpreendente notar o quanto a figura humana sempre esteve muito presente no que faço. Gostaria de mostrar esse aspecto, pois, embora as rosas e a cidade tenham sido meus temas principais, a presença humana sempre permeou minha criação”, explica o artista.

Desenhando São Paulo

No dia 25 de janeiro, o artista celebra o aniversário de São Paulo, sua cidade-musa, com a segunda edição do Desenhando São Paulo. Dessa vez, o percurso sai do MuBE em direção à ciclovia da Marginal Pinheiros, com o intuito de registrar a paisagem local na

forma artística escolhida por cada um. Sem preconceitos, Desenhando São Paulo também agrega fotografia, vídeo e todas as formas de arte que quiserem participar.

Serviço
Exposição - Paulo Von Poser – Trajetória
Curadora – Vic Meirelles 

Atividade aberta de desenho em São Paulo – Desenhando São Paulo
Data: 25 de janeiro às 11h
Ponto de encontro: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Destino: Ciclovia da Marginal Pinheiros

Atividade aberta de desenho em Santos – Homenagem a Santos
Data: 28 de janeiro às 11h
Ponto de encontro: Theatro Guarany (em frente à rodoviária de Santos)
Destino: Centro histórico de Santos

Bate-papo com o artista e convidados, lançamento do site e último dia da exposição
Data: 29 de janeiro às 15h
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura

Local – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Sala
Endereço – Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Vernissage - 12 de janeiro, quinta-feira, às 19h.
Aberto ao público – 13 a 29 de janeiro
Salas Pinacoteca e Burle Marx – 
Horário – de terça a domingo, das 10 às 19 horas.
Informações – (11) – 2594-2601 
Entrada franca
www.mube.art.br

Fonte:Balady Comunicação