Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Dance com elas - Orquestras Br...

Dance com elas - Orquestras Brasileiras

Publicada em : 03/01/2012

Projeto apresenta coletânea que vai do samba ao jazz, trazendo orquestras de diferentes estados para seis shows em janeiro

O mês de janeiro no SESC Pompeia promete ser quente e dançante. Rumpilezz, Orquestra Republicana, Orquestra Saga e Orquestra Original Olinda Style são as atrações do projeto Dance com elas – Orquestras Brasileiras, que acontece de 07 a 21 na unidade.

Mesclar os ritmos típicos de diferentes estados brasileiros é a proposta deste projeto. Com formações e origens diversas, as quatro atrações trazem em seu repertório o jazz, misturado a ritmos da cultura de Salvador, mais o samba e choro do Rio de Janeiro, a gafieira e os ritmos típicos pernambucanos.

O maestro, compositor, arranjador e saxofonista, Letieres Leite criou a Rumpilezz como um grupo de percussão e sopro, com composições e arranjos inspirados no cenário percussivo baiano. Ao longo de três anos, o grupo trouxe ao palco grandes nomes da música, como Ed Motta, Armandinho Macêdo, Toninho Horta, Stanley Jordan, Retrofoguetes e Max de Castro. Além disso já foi premiado como Melhor CD de Música Popular, Melhor Grupo Instrumental e Revelação do Ano. 

Já a Orquestra Saga se apaixonou pela gafieira nas vozes de Gabriel Moura e Flavia Menezes, que comandam essa big band de 15 integrantes, originários das bandas Mantiqueira, Funk como Le Gusta e Soundscape. Com seus metais afiados, a banda apresenta seu cd, lançado pelo Selo SESC, Orquestra Saga. 

Confira a programação completa: 

Rumpilezz 
Dias 07 e 08/01, Sábado, às 21h e domingo, às 19h no Teatro
A Orquestra tem em seu nome a representatividade dos três atabaques do candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé, acrescido do ZZ de Jazz. Atribuindo à ancestral música baiana uma roupagem harmônica moderna, o grupo de percussão e sopro tem suas composições e arranjos concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano. Com as composições inspiradas na cultura rítmica do centro de Salvador, nos toques de orixás da música sacra afro-baiana, em grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê, Olodum e em Sambas do Recôncavo, o trabalho da Orquestra é repleto de significações, sensibilidade rítmica dançante e uma influência jazzística em formato de Big Band. 

Orquestra Republicana 
Dia 13/01, Sexta, às 21h30 na Choperia
A orquestra é formada por onze craques de diversos grupos de samba e choro do Rio de Janeiro. No repertório dançante, canções de Pixinguinha, Aldir Blanc, Jackson do Pandeiro, Zeca Pagodinho, Jacob do Bandolim, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth, Adorinan Barbosa, Germano Matias, Dona Ivone Lara, dentre outros, além de composições próprias. 

Orquestra Saga 
Dia 14/01, Sábado, às 21h30 na Choperia
Impossível ficar parado com o som desta big band formada por integrantes das bandas Mantiqueira, Funk Como Le Gusta e Soundscape. Considerada a nova sensação das orquestras brasileiras, com seus metais afiados e seu ritmo quente, a Saga coloca todos para dançar ao som da gafieira. No repertório do show, composições inéditas e clássicos do samba. 

Orquestra Original Olinda Style 
Dias 20 e 21/01, Sexta e sábado, às 21h30 na Choperia
Formada pela união da Orquestra Contemporânea de Olinda com a banda Eddie, a Original Olinda Style mostra que tem estilo próprio, facilmente identificável pela música, traços e imagens que enaltecem o histórico musical da Cidade Patrimônio. É o projeto pernambucano que arrasta o maior número de público, transformando-se em festival.

Serviço 
De 7 a 21 de janeiro de 2012 
Classificação indicativa Choperia: 18 anos. A Choperia é considerada casa noturna em função da venda de bebidas alcoólicas. 
Classificação indicativa Teatro: 12 anos 
Ingressos: R$ 4 a R$ 16
Duração: 90 minutos
Lotação: 800 pessoas (Choperia) e 354 (Teatro) 
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700 

Fonte:SESC Pompeia