Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 407 horas de cinema brasileiro

407 horas de cinema brasileiro

Publicada em : 16/12/2011

Programadora Brasil lança mais 41 programas e coleção chega aos 255 DVDs licenciados para exibição sem fins lucrativos


A partir de 14 de dezembro, 125 filmes e vídeos organizados em mais 41 DVDs passam a fazer parte do catálogo da Programadora Brasil. Desde 2007, a cada ano, o programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pela Cinemateca Brasileira através da Sociedade Amigos da Cinemateca, lança em discos um conjunto de filmes brasileiros licenciados para sessões sem fins lucrativos em pontos de exibição audiovisual associados à iniciativa. Os novos títulos e o catálogo completo podem ser vistos em www.programadorabrasil.org.br.

O catálogo alcança os 825 títulos que proporcionam um painel da cultura brasileira e possibilitam olhares singulares sobre um tema, uma situação ou uma personagem. A coleção divide-se em cerca de 250 documentários, 226 animações, pouco mais de 100 classificam-se como filmes experimentais e os demais 400 são obras de ficção. O crítico de cinema Carlos Alberto Mattos fez as contas: “Para assistir ao catálogo inteiro, um espectador precisaria dedicar 50 dias em jornadas integrais de oito horas, sem intervalos.”

Para Carlos Magalhães, diretor geral da Programadora Brasil, “o programa segue a orientação das políticas públicas de inclusão e regionalização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, buscando a multiplicidade de realizadores, a diversificação de origens dos títulos, de épocas, bitolas e formatos (curtas, médias e longa-metragens). Também, com o intuito de proporcionar o maior acesso possível ao cidadão brasileiro, a Programadora vêm, há três anos, ofertando títulos que contemplam a acessibilidade, por meio dos recursos de closed caption e audiodescrição”. Neste lançamento, essas facilidades estão disponíveis em dez programas.

Fonte:Programadora Brasil