Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 12 Horas de Tarumã

12 Horas de Tarumã

Publicada em : 08/12/2011

Circuito gaúcho promete grande festa para evento que antecede os 50 anos desta prova

Uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, as 12 Horas de Tarumã realiza neste fim de semana sua 31ª edição. A corrida de longa duração, curiosamente, teve início antes mesmo da inauguração do autódromo, que foi em 1970: sua primeira largada aconteceu em 1962, nas ruas de Porto Alegre, com a capital gaúcha dando o nome e realizando o evento por mais duas oportunidades (1963 e 1968), antes de se estabelecer no circuito localizado em Viamão.

Responsável por batizar a prova, Tarumã chegou a não receber a corrida de endurance em duas oportunidades: 1984, após problemas em uma prova de seis horas, e 1992, quando a pista estava em obras. Em ambas as ocasiões, a disputa foi em Guaporé. Na lista de vencedores, nomes consagrados como Emerson e Wilson Fittipaldi, Breno Fornari, José Carlos Pace e Paulo Gomes, entre outros.

Na edição deste ano, que antecede os 50 anos da prova, que são completadas em 2012, alguns campeões estarão na pista, como Carlos Kray, Vitor Genz, Matheus e Christian Castro, que dividirão a condução do protótipo MCR 46. "Passamos o ano inteiro esperando por essa prova, que é um marco no esporte a motor gaúcho e nacional", comenta Kray, tetracampeão da prova, que participou da Copa Montana neste ano e compete também no GT Brasil com um Lamborghini.

"É como uma volta ao passado, ao automobilismo romântico; a largada é estilo Le Mans e à meia-noite, com metade da competição acontecendo com as lanternas dos carros acesas. É um espetáculo para quem vê da arquibancada e um nervosismo só para quem está na pista ou esperando para entrar. Afinal, um pequeno erro pode jogar todo um trabalho por água abaixo", afirma o gaúcho, que ostentará no carro preparado pela equipe CKR as logomarcas de Kildare, Pepsi e Ballasox.

Confira a programação completa da 12 Horas de Tarumã:

Quinta-feira, 8 de dezembro
16h - 18h50: Treino livre
19h - 20h10: Treino classificatório

Sexta-feira, 9 de dezembro
19h - 01h de sábado: Treino livre

Domingo, 11, de dezembro
0h: Largada, 12 Horas de Tarumã

A equipe CKR tem o patrocínio de Kildare, Pepsi e Ballasox

Fonte:MS2 Comunicação Integrada