Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Adoniran em canto e dança

Adoniran em canto e dança

Publicada em : 06/12/2011

A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) apresenta, de 8 a 11 de dezembro (de quinta a domingo), o espetáculo “Adoniran”, da Companhia 3 de Paus, inspirado no universo das canções de Adoniran Barbosa, com sua simplicidade desconcertante, bom humor e ingênua malandragem. A peça mistura dança contemporânea e cenas teatrais, ao som de violão, pandeiro, caixa de fósforos e sapateado, tendo como trilha sonora os maiores clássicos do compositor. A entrada é franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

O espetáculo “Adoniran” foi criado em 1998 e apresentado, com sucesso de público e crítica, em diversos festivais e eventos de dança, no Brasil. Por conta do centenário do sambista entrou em cartaz novamente e, neste ano, já se apresentou no teatro da CAIXA Cultural Curitiba, onde ficou e Rio de Janeiro, chegando agora em São Paulo, para comemorar no berço do samba do compositor.

Adoniran Barbosa, poeta do samba e filósofo do cotidiano que captou, em suas músicas, tanto da alma de um povo, dizia que compunha suas canções andando, no ritmo das passadas que o levavam, por entre ruas e viadutos, aos verdadeiros redutos da boemia paulistana. Ele falava, como poucos, de forma simples e doce, sobre a paisagem urbana, os amores, as tragédias, os reveses, os acasos e descasos do dia-a-dia.



No palco, os músicos e bailarinos Aguinaldo Bueno, Sergio Rocha e Vitor Bassi traduzem, para a dança, o romantismo e o samba de Adoniran Barbosa, ao som de músicas originais da obra do compositor e releituras feitas pelos intérpretes, acompanhadas por percussão corporal e sapateado. Artistas com experiência no Brasil e no exterior, os três buscam uma síntese de linguagens, entre dança, canto, percussão corporal e teatro, que traduzam a cultura brasileira, seus ícones, sua alma e seus sentimentos.

O espetáculo reafirma a opção pela simplicidade e pelo samba; que se desenvolve a partir de uma singular caixa de fósforos, numa cadência única e reveladora do caráter criativo e universal da música popular brasileira, onde Adoniran figura como um dos seus mais ilustres personagens.

Workshop:
Será ministrado pelo grupo Cia 3 de Paus um workshop da dança encenada no espetáculo e repertório com músicas do Adoniran Barbosa para no máximo 30 participantes. Os interessados (a partir de 15 anos de idade) devem comparecer antes das 15h, do dia 10 de dezembro. A duração é de 2 horas. O critério de inscrição é por ordem de chegada.

Serviço:
Espetáculo “Adoniran”
Datas: de 8 a 11 de dezembro de 2011 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60 min
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)