Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Documentário sobre comunidade ...

Documentário sobre comunidade espírita brasileira no Discovery

Publicada em : 06/12/2011

Doutrina espírita rege comunidade no Brasil central

A quarenta quilômetros da capital, Brasília, milhares de pessoas vivem sob os preceitos de uma doutrina espírita concebida por uma médium, Tia Neiva, na década de 1950. É o filho dela, Raul Zelay, quem recebe o Discovery com exclusividade e abre as portas dos templos do Vale do Amanhecer, onde os fiéis praticam essa doutrina baseada na ajuda de espíritos a seus seguidores.

Na terça-feira, 20 de dezembro, às 23h, o Discovery estreia o episódio O VALE DOS ESPÍRITOS da série MUNDOS EXTREMOS e coloca o telespectador no interior desta comunidade. Encontraremos fiéis que mudaram suas vidas radicalmente para abraçar os ensinamentos de Tia Neiva com fervor e também as polêmicas que crescem tanto quanto o número de seguidores dessa doutrina repleta de misticismo e rituais impressionantes.

Especialistas e membros desta comunidade dão seus depoimentos e permitem que o telespectador conheça o estilo de vida único destas pessoas. Em vez de oferecer uma simples descrição de práticas não convencionais, O VALE DOS ESPÍRITOS expõe os ideais e motivações que levam esse grupo de brasileiros a abdicar da convencionalidade para viver a doutrina que hoje, além de sua sede, conta com templos em diversas partes do País.

O que motiva essas as pessoas, no que acreditam, quais são as suas concepções sobre o homem e seu papel no planeta e também as controvérsias e questionamentos que os seguidores enfrentam são temas do episódio com uma hora de duração.

SERVIÇO: VALE DOS ESPÍRITOS
Canal: Discovery Channel
Estreia: 20 de dezembro, às 23h
Classificação indicativa: 16 anos

Fonte:Paula Martinelli