Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Arte plástica com giz de cera

Arte plástica com giz de cera

Publicada em : 02/12/2011

O Giz de Cera foi escolhido como material principal por tudo que ele representa

A Escola Panamericana de Arte e Design abre suas portas ao público durante uma exposição de artes plásticas intitulada Illuminações, que ficará aberta até o dia 10 de dezembro. A idéia é promover as artes plásticas, a partir de uma reflexão sobre a vida nas diversas nações do mundo. São diversas obras, de diversos artistas, que contam com pintura, fotografias e esculturas.

Um dos destaques é a obra Caminhos, da artista Marilu Daun, formanda do curso de Artes Plásticas da escola. O projeto consiste de uma estrutura tridimensional feita com Giz de Cera sobre placa de Eucatex. “Trata-se de uma representação dos caminhos percorridos na estrada da vida, formado por seus altos e baixos, desvios, alegrias, crescimento, evolução e destino final”, explica.

O projeto foi selecionado para compor a exposição como um dos principais, acompanhando o visitante por quase toda a visita. Com cerca de 20m2, a obra conta com 2.500 caixas de giz de cera, que pesam 100 kg no total.

De acordo com Alex Lipszyc, diretor da área de Eventos da Panamericana, a exposição propõe discutir a globalização, assunto abordado na Bienal de Viena (Áustria) e que vem sendo discutido por artistas de todo o mundo. “Nesse sentido, o trabalho da Marilu surpreendeu positivamente a curadoria, pois procura mostrar que todos os seres humanos são iguais, originários da mesma mistura, experimentam as mesmas emoções, não importando a cor nem a posição social. E o mais interessante é que a montagem consegue transmitir isso de maneira universal, pela arte, podendo ser compreendida aqui, na China, ou onde for exposta”, empolga-se o diretor.

O Giz de Cera foi escolhido como material principal por tudo que ele representa, por suas cores vibrantes, maleabilidade, e possibilidade de registrar e transmitir idéias e conceitos. Cada uma das peças tem tamanho próprio, formando um relevo e uma combinação de tons que mostrarão as muitas possibilidades que cada vida pode ter. Sua montagem começa na entrada da exposição, sobe as escadas para o segundo nível para, no final derreter-se e escorrer novamente para baixo, completando o ciclo da vida.

SERVIÇO
GRATUITO
Prêmio: Exposição Illuminações
Data: Até 10 de Dezembro
Horário: De segunda a sexta das 10h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h
Local: Escola Panamericana de Arte e Design (Rua Groelância, 77 – Jardins – São Paulo-SP.
Estacionamento: Conveniado no local

Fonte:∙Ponto Inicial Comunicações