Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Orquestra Filarmônica InfantoJ...

Orquestra Filarmônica InfantoJuvenil no CTN

Publicada em : 30/11/2011

Com regência do maestro Daniel Cornejo, o concerto tem entrada franc

No dia 04 de dezembro, às 14h, o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) vai receber o concerto com a apresentação da Orquestra Filarmônica InfantoJuvenil (OFIJ). Com regência do maestro Daniel Cornejo, o concerto – com entrada franca – traz no seu programa as obras “Sinfonia no. IV em dó menor”, de João Gomes de Araújo e “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint Saëns. A iniciativa tem apoio Institucional do ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo) e da COPERSUCAR.

Para o maestro Daniel Conejo “a OFIJ poder executar essas obras nos deixa muito felizes e não deixa de ser mais uma credencial para afirmação do grupo no cenário da música erudita nacional”.

PROGRAMA

Sinfonia no. IV em dó menor, de João Gomes de Araújo

1º movimento - Allegro moderato

Num momento histórico em que na Europa pipocavam movimentos e compositores nacionalistas, as obras sinfônicas brasileiras conviviam com outras plenamente ancoradas na tradição romântica. Nos países não-europeus, como o Brasil, assimilavam-se várias fontes musicais: da Itália operística, em primeiro lugar; e do wagnerismo, de outro. No meio, a refinada estética francesa.


“A Sinfonia no. IV em Dó menor, de Gomes de Araújo, precisa ser ouvida como momento importante da história da música sinfônica e concertante brasileira”, analisa o maestro da OFIJ.

Sobre a escolha da obra, o maestro Daniel Conejo enaltece o fato de ser uma obra genuinamente brasileira. “Um dos papeis da OFIJ como Orquestra Jovem é o incentivo cultural em fazer música brasileira. Como parte do nosso perfil, já realizamos apresentações especialmente dedicadas a outros compositores nacionais e por isso decidimos incluir a obra de Gomes de Araújo no programa”.

Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns
O Carnaval dos Animais (em francês, Le carnaval des animaux), é uma peça do francês Camille Saint-Saëns, composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias na Áustria. Camille não permitiu que a obra fosse publicada durante a sua vida, pois temia que arruinasse sua reputação de "compositor sério". A obra foi publicada apenas após a sua morte (com exceção do movimento “O Cisne” que por ter caráter mais sério foi publicado durante a sua vida). Apesar da aparente inocência e infantilidade, o Carnaval representa uma mordaz crítica ao cenário musical de Paris do final do século XIX.

“A obra de Camille Saint-Saëns é versátil e pode ser executada em diversas situações, desde uma sala de concertos, até um espaço menor. Escolhemos ‘Carnaval dos Animais’ por ter um caráter divertido e bastante acessível”, conclui o maestro Daniel Conejo.

SERVIÇO
ORQUESTRA FILARMÔNICA INFANTO-JUVENIL NO CTN
Regência: Maestro Daniel Cornejo
Dia: 04 de dezembro, às 14h
Local: CTN – Centro de Tradições Nordestinas
Endereço: Rua Jacofer, 615 – Telefone: (11) 3361.7177
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Capacidade: 7 mil pessoas
Ingressos: Grátis

Fonte:Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação