Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Vampiros no Brasil

Vampiros no Brasil

Publicada em : 30/11/2011

Biblioteca Viriato Corrêa exibe curiosidades sobre a trajetória do vampiro no País a partir do dia 1º de dezembro

A Biblioteca Viriato Corrêa recebe, entre os dias 1º e 30 de dezembro, a exposição "O Vampiro no Brasil: uma Fantástica Jornada". Serão exibidas diversas curiosidades sobre a trajetória desse ícone do terror no país. Com curadoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira, a mostra reúne raridades, como o filme "O Planeta dos Vampiros", dirigido por Mario Brava em 1965, que tem atuação de Norma Bengell, além do primeiro volume do "Manual Prático do Vampirismo", escrito por Paulo Coelho, e dos números pioneiros dos quadrinhos do Conde Drácula, da Marvel.

Alexandre explica que a definição de vampiro, como se conhece hoje, surgiu nos Países Eslavos, nos séculos 17 e 18, e ganhou as primeiras menções na literatura brasileira no século 19. "A figura do vampiro esclarecia fatos reais para os quais a ciência não tinha uma explicação convencional. O mito pode ter nascido, por um lado, da necessidade de explicar o alastramento de certas epidemias numa época e lugar onde não se conheciam os mecanismos de contágio, e por outro, do desconhecimento do processo de decomposição cadavérica", explica o curador.

Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 1º a 30. 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb. e dom., das 11h às 18h. Grátis

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo