Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Clint Eastwood invade São Paul...

Clint Eastwood invade São Paulo

Publicada em : 30/11/2011

A maior retrospectiva no Brasil do mais emblemático cineasta americano em atividade

De seus trabalhos como o pistoleiro sem nome nos western spaghetti de Sergio Leone até os westerns que ele mesmo dirigiu, evoluindo para os personagens urbanos, Clint construiu um caso único em Hollywood, uma persona cinematográfica que carrega filme após filme uma postura coerente, ao mesmo tempo forte e questionadora, enfrentando grandes dilemas como a responsabilidade diante da vida e as noções de justiça sempre mutantes no mundo contemporâneo.

Do trabalho de Clint como cineasta, serão exibidos seus primeiros filmes, como o policial Perversa Paixão (Play Misty for Me, 1971), o primeiro longa que dirigiu; os faroestes Josey Wales, o Fora-da-Lei (1976) e O Cavaleiro Solitário (1985); o melancólico A Última Canção (1982); Bird (1988), cinebiografia de Charlie Parker indicada à Palma de Ouro em Cannes; e os dois vencedores do Oscar de melhor filme, Os Imperdoáveis (1992) e Menina de Ouro (2004).

Como ator, a mostra destaca os três grandes trabalhos de Clint como o homem sem nome nos western spaghetti do italiano Sergio Leone que lhe alçaram à
fama: Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966) – além de três parcerias com seu mestre Don Siegel, incluindo a mais conhecida, Dirty Harry – Perseguidor Implacável (1971).

A mostra prevê ainda um debate sobre a obra do diretor e a edição de um catálogo reunindo grandes textos já publicados sobre Eastwood e artigos inéditos.

Nascido em San Francisco em 1930, Clint Eastwood ficou famoso nos anos 70, como ator, através de personagens marcantes com caras fechadas e pistola em punho. Dos faroestes clássicos que protagonizou nessa época, também marcou as décadas seguintes apostando na sensibilidade e densidade de histórias dramáticas e transformando-se num dos mais importantes cineastas americanos em atividade, ao lado de nomes como Francis Ford Coppola, Woody Allen e Martin Scorsese.

O que há de mais tradicional na sua trajetória é seu diálogo com o cinema clássico e o seu rigor, seu ponto de vista radical e crítico da realidade.

Até hoje sua filmografia conta com 66 títulos como ator e 32 como diretor.

Seu novo filme, J. Edgar, biografia do diretor do FBI J. Edgar Hoover estrelada por Leonardo DiCaprio, estreia em novembro de 2011 nos Estados Unidos e já é cotado como forte candidato ao Oscar®.

CLINT EASTWOOD
Produção e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria: Gisella Cardoso
bb.com.br/cultura

São Paulo:
7 a 30 de dezembro de 2011 (quarta-feira a domingo) Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares) Rua Álvares Penteado 112, Centro, tels (11) 3113.3651 e (11) 3113.3652
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Fonte:Thiago Stivaletti