Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Natureza

A Natureza

Publicada em : 18/11/2011

O Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos apresenta, no dia 23 de novembro, a instalação “A Natureza”, do artista plástico Albano Afonso e curadoria de Rejane Cintrão. Essa é a quinta exposição de arte que acontece no hospital desde que o projeto foi criado em julho de 2010.

Com o sucesso das exposições, o Espaço Cultural foi ampliado e agora além de ocupar o hall da internação também conta com a área da rampa que liga a recepção ao coffee-shop e com os espaços interno e externo dos elevadores.

A obra “A Natureza” é a primeira a ser concebida dentro desse novo conceito. A instalação foi inspirada na arquitetura do prédio e envolve elementos da natureza e da construção, propondo uma interação entre os elementos artísticos, o prédio e o amplo jardim na área externa do hospital.

Para criar a atmosfera ao mesmo tempo bucólica e moderna o artista trabalha com adesivos sólidos na fachada externa em diferentes cores e tons que compõem uma interação entre as áreas internas e externas. Já os vidros na parte de dentro do espaço recebem adesivos transparentes em formas geométricas e pequenas. Um equipamento especial de luz projeta no espaço os tons dos diferentes materiais utilizados e filtros de cor colocados sob lâmpadas fluorescentes esquentam o ambiente.

Um painel decora a parede circular que acompanha a rampa de acesso ao café com os mesmos padrões de cores e desenhos da fachada externa. Adesivos colocados nos elevadores integram a instalação aos outros espaços do hospital.

Uma das atrações da exposição é a escultura no formato de mesa que dispõe de 7 livros de artistas que dialogam com a instalação, feitos especialmente para a exposição. O Espaço convida o público a apreciar a exposição e, assim, ter acesso a diferentes obras e informações sobre arte.

Albano Afonso explica que essa é a primeira vez que ele trabalha o tema natureza em um ambiente hospitalar. “Ao explorar as cores e formas da natureza procurei valorizar os espaço verde que a instituição oferece ao visitante. Espero que este trabalho traga boas vibrações para quem passar por ele”, relata o artista.

Segundo a curadora Rejane Cintrão os trabalhos expostos na instituição interagem com o público e integram-se ao espaço. “A instalação do Albano Afonso dialoga com a estrutura do hospital. Ele fez um verdadeiro estudo sobre a arquitetura do espaço e sobre como integrar seu trabalho a ele”, afirma Rejane.

Sobre o artista – Formado pela Faculdade de Arte Alcântara Machado, Albano Fernandes Afonso iniciou sua série "A Natureza" em 2008. Em 2010 participa da Bienal de São Paulo com a instalação “O Jardim, faço nele, a volta ao infinito”. Este ano, lançará seu segundo livro pela editora Dardo e fará parte da mostra "Construção e Desconstrução da Arte Brasileira", na Bélgica.

Sobre o Espaço Cultural – Criado em julho de 2010 o Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos promove ações culturais abertas ao público em geral. Foi criado com o objetivo de levar arte aos clientes, comunidade e funcionários do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. As exposições têm visitação diária e gratuita.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.

Serviço
“A Natureza”, de Albano Afonso e curadoria de Rejane Cintrão
De Novembro/2011 até Fevereiro/2012, diariamente.
Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos - Rua Borges Lagoa, 1450, Vila Clementino, São Paulo
Informações: 5080-4000 ou www.hpev.com.br
Entrada livre e gratuita
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV 

Fonte:TREE COMUNICAÇÃO