Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Catavento ganha espaço interat...

Catavento ganha espaço interativo sobre o corpo humano

Publicada em : 17/11/2011

A Sala do Corpo Humano fará parte do acervo permanente do Catavento

O Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – tem um novo espaço voltado para as curiosidades do organismo. A sala, localizada na seção Vida, traz uma verdadeira viagem ao corpo humano. Utilizando diversos recursos de interação com os visitantes, o espaço conta com vídeos, maquetes e animações para mostrar o funcionamento de quatro sistemas humanos.

“O Catavento é um dos nossos museus mais visitados, com cerca de 30 mil usuários por mês. A nova sala vai torná-lo ainda mais atrativo para o público”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

O passeio começa com a exibição de um vídeo que explica o início da vida contando a trajetória dos espermatozóides até o óvulo no processo de fecundação. As curiosidades sobre a vida uterina também são desvendadas, com modelos em tamanho real mostrando o crescimento do embrião e as fases da gravidez.

Para explicar o sistema respiratório, o local conta com uma série de respostas para questões curiosas como: quanto ar respiramos? Por que ficamos ofegantes? Qual é o tamanho real dos pulmões? Ao lado das respostas, uma animação reproduz o movimento da caixa torácica e do diafragma durante a respiração. Além das imagens, um experimento ajuda a entender o processo, com bexigas reproduzindo o movimento dos pulmões.

Outra parte da sala explora o sistema cardiovascular com animações dos batimentos cardíacos e reprodução da passagem do sangue pelo coração e pulmões. Curiosidades a respeito do sangue também são detalhadas como por exemplo: quanto temos de sangue em nosso corpo? Por que o sangue é vermelho? Quantas vezes um coração bate durante uma vida? A seção ainda conta com uma reprodução oito vezes maior que um coração natural, mostrando suas cavidades, válvulas, veias e artérias.

A sala do Corpo Humano traz uma instalação sobre o sistema digestório. Os visitantes podem caminhar por dentro de uma maquete gigante de um intestino grosso mostrando sua estrutura, função, principais doenças que podem afetá-lo e ainda métodos de prevenção.

Para finalizar, um setor dedicado ao sistema nervoso conta com uma série de curiosidades e informações expostas por modelos anatômicos que revelam o interior do encéfalo. Outro destaque é a animação que relaciona situações do dia a dia com regiões do sistema nervoso responsáveis pelo processamento das informações.

De acordo com o educador Gustavo Faria, responsável pela seção Vida, o novo espaço atinge as mais variadas faixas etárias. “A Sala do Corpo Humano tem um conteúdo bem didático voltado para curiosidades, o que torna as informações mais fáceis de serem absorvidas. Então, desde crianças do ensino fundamental, passando pelo médio e até mesmo ensino superior podem aprender muito neste espaço”, revela o educador.

SERVIÇO:
Catavento
Onde: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros)
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Fonte:Approach