Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Soutien em exposição

Soutien em exposição

Publicada em : 16/11/2011

A história do soutien é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda

Desde o dia 31 de outubro e até o dia 30 de novembro o público paulistano pode entrar em contato com as várias versões que o soutien recebeu de artistas plásticos que, a pedido da ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem – customizaram as peças agora em exposição.

A parceria entre a ABAPC e o Shopping Espaço do Calçado surgiu por causa da frequência predominantemente feminina que o local recebe. Para Robert Richard, presidente da ABAPC e curador da exposição, a ideia é levar ao público uma nova visão dessa peça tão importante na indumentária feminina. “Ao pedirmos para os artistas que customizassem as peças, já sabíamos que conseguiríamos obras realmente interessantes, como as que estão sendo expostas aqui”, afirma Richard.

Os artistas
Para transformar cada soutien em uma obra única, foram convidados os artistas plásticos Adriana Rizkallah, Barbara Altstadt, Carlos Dercoles, Elza Carvalho, Fernanda Rodante, Georgia Hannud, Gilmar Cardoso, Ivan Porterro, José Freire, Mauro Maria, Mi Castelani, Miguel Sasnchez, Nino Millán, Rosangela AP, Sheila Oliveira, Thereza Duarte, Valter Moraes, Vera Ferro, Walter Tommasi, WilsonLima.

A História – O Soutien
A história do soutien é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda. A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de forma impressionante como a mulher, em diferentes períodos, desempenhou seu papel na sociedade.

No império romano usado na forma de exíguos bustiês, na Renascença do século XV esmaga o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme. Na Revolução Francesa, os seios saltam para fora. O século XIX volta a aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres criaturas defôlego curto e voz frágil. No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas e entraram em cena os seios soltos e cobertos porleves lingeries. Nos anos 30, estilistas criavam soutiens modeladores que erguessem e separassem os seios. Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos, nos anos 60 os soutiens foram parar na fogueira e, desde então, nunca mais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.

Exposição O Soutien – Símbolo do Sagrado Feminino
Shopping Empório do Calçado - Rua Silva Airosa, 40 – Vila Leopoldina - Telefone – (011) 3831 3934
Segunda a sábado: das dez às 20h
Domingos e feriados: das 13 às 19h
Entrada grátis

Fonte:Rodrigo Bocatti