Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Destruindo Rostos

Destruindo Rostos

Publicada em : 09/11/2011

Rael Brian expõe trabalhos no CCJ Ruth Cardoso

No dia 12 de novembro, a partir das 19h, é inaugurada a exposição “Destruindo Rostos”, no CCJ Ruth Cardoso. A mostra apresenta uma série de obras de Rael Brian. Além do trabalho como artista plástico, ele é fotógrafo e skatista. No dia 13, das 13h às 16h, o artista também ministra uma oficina, na qual apresentará técnicas de colagem com referências nas obras presentes na exposição “Destruindo Rostos”.

A mostra discute a relação do artista com o punk rock e o skateboard, a partir de obras de colagem que utilizam como suporte materiais encontrados na rua e em velhos sebos. O foco do trabalho de Brian está nos retratos, que ele desconstroi em uma tentativa de transparecer uma visão crítica e sarcástica sobre a sociedade. Segundo o ele, é uma influência direta da sua experiência com a faculdade de fotografia.

O processo de criação do material exposto é intuitivo, e desenvolveu-se de forma livre. "Faço uma pesquisa rápida em imagens, que uso como base, e vou experimentando, dando ênfase à expressão. O processo mais chato e demorado é o começo, porque para mim a colagem é uma manifestação do acaso, onde os elementos vão se juntando sem ter muita noção do que vai surgir", conta ele.

Rael Brian comenta que levou algum tempo para descobrir qual área da arte mais o atraía. Após a realização dos primeiros experimentos com colagens, percebeu que era este o tipo de arte com a qual tinha mais afinidade: “A colagem me atrai porque para mim representa uma arte transgressora. Tem um ar primitivo e marginal por ter vindo do movimento dadaísta, sendo uma negação à arte acadêmica e também é usada na criação da estética do punkrock”.

Para participar da oficina do dia 13, é preciso inscrever-se diretamente na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – área de convivência. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Abertura: dia 12, 19h. De 13 a 30. 3ª a sáb., das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

Oficina - Destruindo Rostos (colagem): +15 anos. 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – ateliê. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Dia 13, das 13h às 16h. Grátis

Fonte:Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo