Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Caco Ciocler estreia nos CEUs ...

Caco Ciocler estreia nos CEUs da cidade

Publicada em : 08/11/2011

A primeira apresentação é no CEU Vila do Sol

O novo monólogo protagonizado por Caco Ciocler, 45 Minutos, inicia temporada nos Centros Educacionais Unificados de São Paulo nesta segunda-feira, 7. O espetáculo integra o projeto CEU é Show, que tem levado o melhor da música e do teatro nacional a todas as regiões da cidade. A estreia é no CEU Vila do Sol, na zona Sul da Capital.

Sozinho em um palco vazio, Caco Ciocler faz o papel de um ator que é obrigado a entreter o público por exatos 45 minutos (tempo mínimo estabelecido para a duração de um espetáculo teatral). Sem uma trama ou personagem no qual possa se amparar, o ator procura, desesperadamente, meios de preencher o tempo. Desejando ardentemente não estar ali, é obrigado a fazê-lo em troca de comida e de um lugar para viver (mora em um pequeno quarto nos fundos do teatro). Contudo, durante a apresentação, que se dá inteiramente em diálogo com o público presente, percebe que algo se evaporou, que a relação de uma obra de arte com a platéia não pode mais se desenhar segundo antigos pressupostos. O monólogo escrito por Marcelo Pedreira e dirigido por Roberto Alvim questiona: o teatro ainda pode proporcionar uma experiência potente e transformadora?

45 Minutos faz parte das mais de 400 apresentações gratuitas do projeto CEU é Show, que leva grandes nomes da música e do teatro brasileiro aos Centros Educacionais Unificados. Só neste ano, o repertório teatral contou com clássicos da dramaturgia, como Aurora da Minha Vida, Ensina-me a Viver e O Deus da Carnificina. Em novembro, grandes atores sobem aos palcos dos CEUs, entre eles Oscar Magrini, com Escola de Mulheres e Elias Andreato, com a peça Doido. O grupo Parlapatões também está em cartaz no projeto com os espetáculos Parapapá!, Clássicos do Circo e O Brincabraque.

CPM22, Mariana Aydar, Toquinho, Zé Geraldo e Mallu Magalhães estão entre os nomes da música nacional que se apresentarão nos CEUs até o fim do ano. Confira mais informações e a programação mensal no Portal da Secretaria Municipal de Educação (www.portalseme.prefeitura.sp.gov.br) e os vídeos inéditos do CEU é Show no YouTube: http://www.youtube.com/spescola.

Veja as apresentações desta semana do espetáculo 45 Minutos:

45 Minutos
Avenida dos Funcionários Públicos, 369 - Jardim Angela
CEU VILA DO SOL
Dia 8, às 20h

45 Minutos
Av. Flores do Jambeiro s/nº - Jardim Moreno
CEU JAMBEIRO
Dia 9, às 20h

45 Minutos
Estrada do Barro Branco, s/nº - Barro Branco
CEU TRÊS LAGOS
Dia 10, às 20h

Fonte:SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo Coordenação de Imprensa