Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Concertos Magda Tagliaferro

Concertos Magda Tagliaferro

Publicada em : 07/11/2011

São 9 recitais que acontecem na Caixa Cultural SP com direção artística de Fábio Caramuru

Entre os dias 16 e 20 de novembro, em São Paulo, nove pianistas brasileiros apresentam-se na Caixa Cultural SP (Sé) para lembrar Magda Tagliaferro, um dos nomes mais importantes da história da música clássica do século XX, falecida há 25 anos (1893-1986). Com direção artística de Fábio Caramuru, a série Concertos Magda Tagliaferro terá, além dos recitais, uma mesa redonda sobre a trajetória da artista. Todos os eventos terão entrada franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal. A realização é da Echo Promoções Artísticas.

Dos nove convidados, seis são ex-alunos da pianista: além do próprio Caramuru – último brasileiro a estudar com Magda Tagliaferro como bolsista em Paris –, também estarão no palco Flavio Varani, Gilberto Tinetti, Eva Gomyde, Analaura Souza Pinto e Eudóxia de Barros.

Além deles, a programação traz ainda três pianistas de expressiva representatividade na cena musical atual e que, cada um a seu estilo, dá continuidade ao legado da homenageada. São eles: Ronaldo Rolim, Karin Fernandes e Marco Antonio Bernardo.

“Essa série de concertos é uma forma de retribuir à Magda Tagliaferro tudo que ela nos proporcionou. Para mim, particularmente, por ter sido seu último aluno bolsista na França, prestar essa homenagem é algo mais do que especial”, afirma Fábio Caramuru, que deu aos artistas autonomia para escolherem os programas dos recitais. Ele também conseguiu vídeos e apresentações de Magda Tagliaferro – que também serão exibidos em novembro no hall da Caixa Cultural SP.

Programação
O jovem pianista Ronaldo Rolim abre o ciclo no dia 16 de novembro, às 18h, com obras de Isaac Albéniz e Franz Liszt. Rolim, ex-bolsista da Fundação Magda Tagliaferro, foi aluno de Flavio Varani (que o lançou nos EUA), que também se apresenta no mesmo dia, às 19h30, com um recital dedicado à Frédéric Chopin.

Já no dia 17 de novembro, Eva Gomyde combina peças de sua autoria com obras de compositores como Ernesto Nazareth e Egberto Gismonti, às 18h. Em seguida, às 19h30, é a vez de Marco Antonio Bernardo apresentar o programa “Choros Famosos”, lembrando Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Donga, Sinhô e Pixinguinha, entre outros.

O terceiro dia de programação, 18 de novembro, terá Karin Fernandes e Eudóxia de Barros, às 18h e 19h30, respectivamente. Karin vai dedicar seu programa aos compositores Claudio Santoro e Edmundo Villani-Cortês. Eudóxia, por sua vez, interpretará sete obras do compositor húngaro Franz Liszt.

Mozart, Schumann, Debussy, Villa-Lobos e Stravinsky são as escolhas de Analaura de Souza Pinto, que abre os recitais de 19 de novembro, às 18h, lembrando composições inspiradas em temas infantis. Às 19h30, Fábio Caramuru interpreta obras de Villa-Lobos, Tom Jobim, Francis Hime e de sua autoria. Por fim, no dia 20 de novembro, às 17h, Gilberto Tinetti encerra a programação artística da série, com o recital “Vários Momentos da Sonata – Mozart, Beethoven e Ravel”.

No dia 20 de novembro, às 20h30, acontece a Mesa Redonda sobre Magda Tagliaferro, com participação de Gilberto Tinetti, Flavio Varani e Fábio Caramuru.

Magda Tagliaferro – Um dos mais importantes nomes da música do século XX, realizou sua primeira apresentação em público aos nove anos de idade e já aos 13 ganhou o Primeiro Prêmio do Conservatório de Paris. Nascida no Rio de Janeiro (Petrópolis), a pianista consagrou sua carreira em concertos por toda a Europa, Brasil e Estados Unidos, além de ter sido a pioneira no modelo de “masterclasses”.

Recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais por suas interpretações contagiantes e altamente aclamadas pela crítica especializada. Em 1940, fundou a Escola Magda Tagliaferro, que tempos depois transformou-se na Fundação Magda Tagliaferro, atuando até os dias atuais. Magda Tagliaferro tornou-se um símbolo na cena pianística e uma referência ao lado de artistas como Antonieta Rudge, Arthur Rubinstein e Guiomar Novais.

SERVIÇO:
Concertos Magda Tagliaferro
Datas: de 16 a 20 de novembro de 2011
Horário: vide programação
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 60 minutos (recitais e mesa redonda)
Classificação etária: livre
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
www.magda25.com.br
www.caixa.gov.br/caixacultural

Fonte:Assessoria de Imprensa Cultural - Regional Paulista