Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Grande Arca

A Grande Arca

Publicada em : 07/11/2011

São 24 imagens fotográficas ampliadas em diversos formatos, além de 2 vídeodocumentários

A CAIXA Cultural SP, em clima de festejos natalinos, apresenta a exposição ‘A Grande Arca’ que acontece entre os dias 19 de novembro de 2011 e 26 de fevereiro de 2012, no centro da capital paulista. O evento pretende mostrar ao grande público a riqueza e a diversidade dos presépios natalinos instalados em residências da Chapada Diamantina (BA) a partir de uma investigação fotográfica e videográfica minuciosa realizada pelo artista visual Edgard Oliva entre os anos de 2000 e 2005.

O objetivo principal é divulgar a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito às modificações estéticas que abarcam o tema, a partir das identidades locais, conforme os registros tomados pelo autor. Oliva visitou 13 municípios da região e alguns distritos rurais coletando material fotográfico, áudio e vídeográfico.

”No seu percurso, descortinou cidades, vilas, aldeias, vidas e narrativas, até então restritos, exclusivamente, a distritos de criatividades, aprisionados que eram pela ideia de arte popular e cultura popular, vistas então como manifestações da tradição ou espírito de um povo; como folclore, portanto.

A paisagem natalina da região nos convida para o encantamento e o mítico, no deslumbramento de construções de mundos, ora frutos de uma complexa teia de criação e invenção, ora de dinâmicas pulsantes. Tais energias da criação nos dizem sobre expressões elaboradas e intrincadas, para além dos conceitos de tradição, que reduz e avilta a compreensão da arte dos trabalhadores urbanos e rurais, em um claro processo de discriminação e alijamento da sua condição de sujeitos históricos”, explica o curador, artista visual e professor da UFRB, Ayrson Heráclito.

São 24 imagens fotográficas ampliadas em diversos formatos, além de 02 vídeodocumentários editados ("A Chave de São Pedro" e "de pedra e luz") a partir de material coletado durante as incursões do autor nos municípios visitados, é enriquecida com palestra sobre o tema e o desenvolvimento da pesquisa iconográfica, além de uma oficina de presépios que será realizada pela belenista (presepista, fabricante de figuras de presépio, pessoa que tradicionalmente monta presépios) Antonia Pereira dos Santos, Utinga-BA, e o seu produto final apresentado no espaço expositivo como forma de instalação interativa, produzida pelo público participante.

O título "A Grande Arca" tem uma referência na diversidade de elementos naturais e industrializados encontrados nessas estruturas natalinas, de valor simbólico ao bem natural, bem como o significado da “Arca” no sentido de guardar e preservar a memória cultural. O projeto de pesquisa e estudos sobre os presépios vêm merecendo especial destaque no meio acadêmico a partir da iniciativa do fotógrafo que utilizou o tema na sua dissertação de mestrado aprovado pela Escola de Belas Artes, UFBA, realizou workshop e exposição na tradicional galeria Arps & Co em Amsterdã (Países Baixos), proferiu palestra na Escola Superior e Artística do Porto (Portugal), e realizou a exposição “A Grande Arca” na CAIXA Cultural Salvador e Rio de Janeiro entre 2007 e 2008. Com apoio da École de Beaux Arts de La Reúnion, França, realiza residência artística, e exposição no espaço D-2, em 2008.

Programação:

Dia 15/11, terça-feira (feriado): Oficinas de Presépios, ministradas pela belenista e pelo artista. São 2 turmas com o máximo de 15 pessoas em cada, pela manhã das 9h às 12h e a tarde das 14h às 17h. O material produzido nas oficinas vai fazer parte da instalação.

Dia 19/11, sábado: abertura às 11h e visita comentada pelo artista às 13h.

Dia 20/11, domingo: palestra "Quando chegam os presépios", ministrada pelo artista às 16h.

SERVIÇO:
Exposição ‘A Grande Arca’
Abertura para convidados e imprensa: dia 19 de novembro de 2011, às 11h
Visitação: de 19 de novembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, inscrições para oficina e palestra, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Site: www.presepioschapadadiamantina.blogspot.com 

Fonte:Assessoria de Imprensa Cultural - Regional Paulista