Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Condephaat abre processo de to...

Condephaat abre processo de tombamento do Cine Belas Artes

Publicada em : 03/11/2011

O tombamento é resultado de uma solicitação feita pelo vereador Gilberto Natalini

O Condephaat, órgão responsável pela defesa e preservação do patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico do Estado de São Paulo, anunciou a abertura do processo de tombamento do Cine Belas Artes, situado na Rua da Consolação, número 2423, esquina com a avenida Paulista. A decisão assegura automaticamente a conservação do imóvel e veda qualquer intervenção que possa descaracterizar o prédio, enquanto o processo estiver em andamento. O tombamento é resultado de uma solicitação feita pelo vereador Gilberto Natalini (PV).

O Cine Belas Artes encerrou suas atividades no dia 17 de março, o que gerou grande descontentamento em setores da população paulistana. O cinema se destacava por possuir uma programação que fugia do circuito comercial, trazendo filmes artísticos e também clássicos.

Apesar de diversos protestos, o cinema teve que fechar devido à saída do patrocinador e ao aumento do aluguel do imóvel. Cogitou-se a criação de uma loja no espaço, mas a possibilidade foi vetada com o anúncio do Condephaat.

O vereador Natalini, que havia solicitado em janeiro o tombamento do imóvel, comemorou a aprovação do processo. “O Cine Belas Artes é um ícone da cultura paulistana”, diz Natalini. “É fundamental conservar esses espaços e manter viva a memória da cidade”.

Fonte:José Cássio