Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ DNA Italiano no Brasil

DNA Italiano no Brasil

Publicada em : 26/10/2011

Exposição realizada no Espaço Cultural Conjunto Nacional em São Paulo reúne imagens e textos de 38 personalidades ítalo-brasileiras

Um projeto construído pela emoção gera uma mostra fotográfica que representa um tributo a todos os ítalo-brasileiros. É assim que é definida a exposição “DNA italiano no Brasil” em cartaz até 5 de novembro no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo.

Reunindo imagens acompanhadas de textos contendo as histórias e realizações de 38 personalidades ítalo-brasileiras, a exposição inaugurou na capital paulista as comemorações do “Momento da Itália no Brasil”, composta por um ciclo de eventos que se dará no período entre outubro de 2011 e junho de 2012.

A exposição “DNA Italiano no Brasil” é a primeira mostra que retrata italianos e seus descendentes buscando elementos de sua modernidade de modo a inspirar as novas gerações a construírem laços cada vez mais sólidos e perenes entre estas duas culturas.

Atualmente, o Brasil é composto por uma comunidade de aproximadamente 26 milhões de italianos e descendentes, sendo que esta concentração populacional é maior no estado de São Paulo. Acompanhar a história de vida destes personagens revela não apenas como a cultura italiana foi se amalgamando à brasileira, mas também como o Brasil foi se revelando e encantando os italianos, produzindo novas e criativas formas de comportamento, do viver cotidiano, decorrentes de ambas as culturas. Muitos obtiveram prestígio e reconhecimento nacional e internacional, são exatamente alguns desses personagens que estão focalizados na mostra “DNA italiano no Brasil”.

As personalidades retratadas são: Afonso Roberto, Alessandro Martineli, Andrea Matarazzo, Bruna Lombardi, Célia Pardi, Cesar Giobbi, Contardo Calligaris, Dalmo Dallari, Edoardo Pollastri, Eduardo Matarazzo Suplicy, Felipe Giavina Bianchi, Francisco Buonafina, Gianni Carta, Giovana de Toni, Giovanni Barontini, Heloisa Del Giudice, José de Oliveira Messina, Lala Deheinzelin, Luciana Foresti Lanzoni, Luiz Gonzaga Bertelli, Mara Gabrilli, Maria Carolina Del Bue, Marco Mattoli, Maria Bonomi, Marialice Cerello, Mario Mantovani, Mino Carta, Norma Calisti, Paola Biganti, Patrícia Palumbo, Roberto Vicente Frizzo, Silvana Tinelli, Valentina Lattuada, Victor Falasca Megido, Vilma Peramezza, Walter Fanganiello Maierovitch, Washington Olivetto e Zizi Possi.

Essas personalidades foram escolhidas de forma a representarem diferentes faixas etárias, sexos, áreas de atividades, nível de descendência além do grau de proximidade com a cultura italiana, tendo sempre como critério maior o de estarem inseridas na contemporaneidade brasileira.

Organizada por Oriana Monarca White e Valkiria Mazzuchelli Iacocca, a exposição conta com a curadoria do fotógrafo Maurizio Longobardi e do jornalista Ângelo Iacocca, e a participação do grupo de jovens fotógrafos OTTO Coletivo.

DNA Italiano no Brasil
Espaço Cultural Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo
De 16 de outubro a 5 de novembro de 2011
Segunda a sábado das 9h às 21h; domingos e feriados das 12h às 21h
Grátis

Fonte:Tag & Line – Comunicação e Eventos