Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Encontro Internacional de Fila...

Encontro Internacional de Filatelia

Publicada em : 26/10/2011

9º Encontro Internacional de Filatelia terá exposição de selos, feira de comercialização para compra, venda, troca e avaliação de material filatélico, e participação pela primeira vez dos Correios de Portugal

O 9º Encontro Internacional de Filatelia, marcado para os dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo, é organizado pela Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos (ABCF) e contará com exposição de selos e feira de comercialização com participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de representantes do exterior, como Estados Unidos e Argentina.

Em todas as edições é praxe ter um espaço para o comércio filatélico e de acessórios em geral (álbuns, classificadores, protetores, pinça e lupa). “Vamos atender interessados e colecionadores de todos os níveis, do iniciante ao mais avançado. Todos que dispõem de selos, cartões-postais, envelopes e documentos antigos alusivos à filatelia são bem-vindos. Pretendemos comprar, vender, trocar e fazer avaliações.”, informa o presidente da entidade, Peter Meyer. Durante os dois dias, mais de 500 mil selos devem circular no evento, que promete atrair visitantes de todas as idades.

Correios de Portugal
Pela primeira vez o Encontro Internacional de Filatelia terá, entre os 40 participantes, a presença dos CTT - Correios de Portugal, que emitirão um carimbo comemorativo ao evento e terão um estande para venda de produtos filatélicos e emissões portuguesas dos últimos anos. Os Correios brasileiros, por sua vez, também marcam presença com um estande e, em parceria com a ABCF, realizam sorteios de brindes para os visitantes que se cadastrarem no evento.

Desde a primeira edição mais de 12 mil pessoas visitaram o evento, que já reuniu 250 comerciantes de diversos Estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Irã, Uruguai, Argentina, entre outros. Para a mostra deste ano diversos filatelistas vão apresentar suas coleções, cada uma com sua curiosidade histórica. Entre os acervos selecionados estão:

. As Primeiras Emissões de Selos no Mundo: exemplares do inglês Penny Black (pioneiro da filatelia, emitido em 1840); e a famosa série brasileira Olho de Boi (segundo país a emitir, em 1843, o selo que foi o primeiro das Américas).

. Selos de Países com Material Diferenciado e Efeitos: o comemorativo do centenário do Sport Club Corinthians Paulista, em tecido sintético bordado, é o primeiro postal das Américas nesse material; DVD com filmes sobre o país e disco de vinil com música (Butão); bordados e com cristais Swarovsky (Áustria), aromáticos – café, chocolate e mata queimada – e em Braile (Brasil, o primeiro país no mundo a emitir modelos para cegos); miçangas (Singapura); sementes de flores no centro de cada selo (Holanda); metalizados com formatos distintos (Serra Leoa); e terceira dimensão (Argentina).

. Bicicletas: com as discussões que estão ocorrendo sobre o uso da bicicleta, esta coleção mostra, através dos selos, a sua evolução. Da origem (Leonardo da Vinci desenhou e é o primeiro registro de bicicleta que se tem na história da humanidade), passando pelo desenvolvimento (celífero, draisiana e pedestriana), até a sua utilização (para pessoas percorrerem distâncias em menor tempo, com menos esforço e em substituição ao cavalo; mas o uso da bicicleta cresceu em vários setores como lazer, esporte e serviço).

. Semana da Arte Moderna de 1922: apresenta a trajetória desse momento histórico, desde a Bèlle-Époque até o manifesto antropofágico de Oswald de Andrade, que lança as bases da nova arte no Brasil, desafiando todos os cânones pré-existentes. Assim surge a Semana de Arte Moderna de 1922, criada pelos geniais Oswald e Mário de Andrade (amigos, e não irmãos apesar do sobrenome idêntico) e apresentada em três dias no Teatro Municipal de São Paulo, revolucionando a música (com Villa-Lobos diretamente do Rio de Janeiro); a literatura com Menotti del Picchia e Manuel Bandeira; a pintura com Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Lasar Segall; Brecheret na escultura; e muitos outros artistas.

. Filatelia para cegos: colocada em painel sem proteção frontal de acrílico para que os deficientes visuais possam “ler” os selos e peças diversas escritas em Braille (sistema criado pelo francês Louis Braille, em 1825). Há também materiais com aromas e imagens em alto relevo impressas em selos brasileiros e portugueses (esta série portuguesa de selos chama-se Os Selos e os Sentidos). Para 2012, a Comissão Nacional de Filatelia aprovou a emissão do selo que homenageia a Fundação Dorina Nowill para Cegos.


SERVIÇO:
9º Encontro Internacional de Filatelia
Data: 4 e 5 de novembro de 2011
Horário: das 9h às 18h
Entrada franca
Local: Novo Hotel Jaraguá São Paulo
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 - Centro - São Paulo/SP
Informações sobre o evento: (11) 4607-9148

Fonte:Acácio Morais’d