Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Expressões 2011

Expressões 2011

Publicada em : 25/10/2011

Mostra de desenhos inéditos em grafite e pastel seco, acompanhada de vídeos, irá de 3 a 10 de novembro na Gallery, do D&D

A Gallery, do shopping D&D, vai exibir de 3 a 10 de novembro a mostra Expressões 2011, composta por desenhos em grafite e pastel seco e vídeos de Rorian Guimarães, um dos pioneiros da arte digital no Brasil, roteirista e diretor de vídeo que agora navega pelo mundo offline.

Um scrapbook com 34 trabalhos dispostos em um booklet, do tamanho de um livro de bolso, aproximadamente, com suporte de papel reciclado e proteção de acrílico, acompanhado de um vídeo sobre as obras, será acompanhado da exposição de outros 17 trabalhos. Dois outros vídeos vão mostrar desde a primeira fase do trabalho em papel de Rorian, toda elaborada com grafite, até a atual, em que ele faz a transposição das suas nuances para as cores, com a técnica do pastel seco, e aumenta a área das peças.

Desde 2009, quando começou a desenhar, Rorian reúne 420 obras. Ele conta que despertou para a arte no início da adolescência. “Foi uma surpresa quando comecei a escrever sem parar, e isso acabou me acompanhado pelo resto da vida, na forma de poemas, textos e roteiros para a profissão que acabei abraçando, a produção de vídeo”, conta ele.

O desenho e a pintura surgiram de forma semelhante na vida de Rorian, porém, mais intensa. Em agosto de 2009, agosto, sentiu “uma urgência avassaladora, daquelas que impele a pessoa a criar algo a partir do nada”, segundo ele mesmo descreve. A partir daí, dedicou-se à criação das suas “expressões”. Para o diretor e roteirista de vídeo, “a arte tem o poder da transformação; deixe-se tocar por ela e ela o fará descobrir profundos infinitos dentro da sua alma”.
Uma trajetória de singularidades

Nascido no Rio de Janeiro, em março de 1956, Rorian mudou-se para São Paulo com a sua família no ano seguinte e vive na cidade desde então. Estudou Engenharia e Análise de Sistemas na FAAP, mas antes de terminar o curso começou aliar arte à tecnologia.

Junto com seu irmão, Julian Woelpl Guimarães, e Andre Michel Descombes, criou a exposição inédita e de vanguarda mundial “FRACTALS, a Realidade do Inimaginável” apresentando, em 1987, 26 obras no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A mostra foi apresentada também no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado, de São Paulo, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Campinas.

Em meio à descoberta do grafite, em meados de 2010, lançou a “ART GRAPHITE”, uma mostra virtual em forma de aplicativo (App), com 21 obras e acesso exclusivo pelo iPhone e Ipad. A “ART GRAPHITE” continua na loja da Apple e já teve mais de 1,5 mil downloads, a maioria na França e nos Estados Unidos, e cerca de 5 mil views (

http://itunes.apple.com/br/app/art-graphite/id379862629?mt=8).

Este ano, surpreende com “Expressões 2011”, que tem apoio da Dolce Gusto, da Nestlé, para a oferta de café aos visitantes. “A mostra é uma forma de congregar amigos em torno da minha arte”, declara Rorian, a respeito de mais uma de suas empreitadas.

Expressões 2011
Data: 03 a 10 de novembro de 2011
Local: Gallery - Shopping D&D - Piso Térreo Av. Nações Unidas, 12.551- São Paulo (SP)
Fotos para publicação em alta resolução no site da HARTZ (clique em cima da imagem miniaturizada e depois copie a foto em alta):
http://www.hartz.com.br/upload/imagens/113e_RWG_b.jpg
http://www.hartz.com.br/upload/imagens/112scrapbook_34_email.jpg

Fonte:HARTZ – Comunicação com identidad