Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O Carnaval dos Animais

O Carnaval dos Animais

Publicada em : 25/10/2011

Apresentação acontece em comemoração ao mês das crianças

A Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri da Universidade Metodista de São Paulo e o grupo Meu Clown apresentam neste domingo o espetáculo “O Carnaval dos Animais - Uma aventura no zoológico” como comemoração ao mês das crianças.

Mais do que um simples concerto, o espetáculo soma linguagens como teatro, narração, música para contar da busca empreendida pelo zelador e animais do zoológico ao leão desaparecido.

Para isto a Filarmônica contou com o apoio das áreas de artes cênicas e plásticas do NAC - Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Metodista de São Paulo, por meio de Nina Mancin que, além do texto do espetáculo, preparou os integrantes da orquestra para atuarem, e, Juliana Costa, que criou cenário e adereços.

Em “O Carnaval dos Animais”, de autoria de Camille Saint-Saёns, compositor francês nascido no século 19, os animais do zoológico são representados pelos instrumentos da orquestra (o elefante, por exemplo, é o contrabaixo).

“Saint-Saёns idealizou uma formação orquestral diferenciada utilizando dois pianos, cordas, flauta, picolo (uma pequena flauta), clarinete e dois instrumentos de percussão: o Xilofone e a Glassharmônica. Como não utilizou o fagote e o oboé (instrumentos da família das madeiras), solicitei ao compositor e violista da orquestra, Cesar Martini, a composição de duas novas peças para representar estes instrumentos”, conta o maestro Daniel Cesar Martins.

Solistas:
Aimar de Noronha Santinho (Piano). Pianista, fundador e diretor artístico da Cia. Lírica DeCantoEnCanto, é professor de piano do Instituto de Educação e Cultura SoArte e Auxiliar Técnico Pedagógico do Projeto Guri em São Paulo.

Silvia Regina Orfão (Piano). Em 2004 formou o Trio Allegro com o violinista Roberto Twiaschor e o violoncelista Daniel Cesar Martins. É pianista nos concertos do Teatro Lírico de Equipe e desenvolve a atividade pedagógica dando aulas particulares de piano, canto e música de câmara.

Repertório:
O Carnaval dos Animais, Camille Saint-Saëns e Cesar Martini

I - Introdução e Marcha Real do Leão (Introduction et marche royale du lion)

II - Galinhas e Galos (Poules et coqs)

III – Mulas - animais velozes (Hémiones - animaux véloces)

IV - Tartarugas (Tortoises)

V - O Elefante (L'éléphant)

VI – Le singe et le papillon (O macaco e a borboleta) - composição: Cesar Martini

VII – Cangurus (Kangourous)

VIII - Aquário (Aquarium)

IX - Personagens com orelhas compridas (Personnages à longues oreilles)

X - O cuco nas profundezas dos bosques (Le coucou au fond des bois)

XI - Pássaros (Volière)

XII – O Ornitorrinco (L’ornithorynque) - composição: Cesar Martini

XIII - Pianistas (Pianistes)

XIV - Fósseis (Fossils)

XV - O Cisne (Le cygne) (violoncelo)

Solo: Cassiano Sampaio

XVI - Final (Finale)

Serviço:
“O Carnaval dos Animais - Uma aventura no Zoológico” com Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri da Universidade Metodista de São Paulo e grupo Meu Clown
Música: Camile Saint-Saens e César Martini
Regência: maestro Daniel Cesar Martins
Textos e direção teatral: Nina Mancin
Local: Universidade Metodista de São Paulo - Salão Nobre (600 lugares). Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo (SP)
Quando: domingo, 30 de outubro, 11h
Quanto: grátis
Mais informações: www.metodista.br ou 4366-5598

Fonte:Gerência de Comunicação