Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Caravana Folk

Caravana Folk

Publicada em : 05/01/2018

Grande show no Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo

Divulgação
“Há uma terceira via criada por violas e violões, camisas quadriculadas, chapéus, botas e um bucolismo sem maiores pretensões. Uma estrada que corta a fronteira do interior com as capitais, metade de terra, metade de asfalto. O folk, o que os anos 1970 de Zé Geraldo, Sá, Rodrix & Guarabyra preferiam chamar de rock rural, é redesenhado sobretudo em São Paulo por uma cena particular, com uma forma de expressão que pode trair as aparências e subverter as conclusões. É da roça, mas não é caipira; está no centro, mas não é sertanejo romântico. “
(Julio Maria – O Estado de São Paulo*)

O folk brasileiro, que nos anos 70 consagrou nomes como Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo e Sá, Rodrix e Guarabyra, hoje ganha novo impulso com artistas de um novo folk, que vem criando espaço na música brasileira. Atraídos pelo mesmo ideal de divulgar a música folk brasileira, alguns dos importantes nomes dessa nova cena, como Renato Godá, Nô Stopa, Folk Na Kombi e WilsonTeixeira, se reuniram para formar a Caravana Folk.

A parceria surgiu em 2016 da afinidade, dos encontros musicais e saraus pela cidade de São Paulo. Com a vontade de tornar esses encontros mais frequentes, iniciaram o projeto Sunday Folk, que acontecia todos os domingos no tradicional Piratininga Bar na Vila Madalena. Ali, os músicos se juntavam para cantar e tocar violões sem maiores pretensões. Assim nasceram músicas, amizades e, por acaso, uma cena rica de verdades.

Este projeto de encontros aos domingos finalizou-se, mas a cena continua borbulhando de criatividade, e em 2018 alguns dos integrantes da Caravana Folk decidiram subir juntos ao palco para fazer um show de celebração e de reencontro no Teatro Arthur Azevedo em São Paulo, no dia 14 de janeiro.

Deste show participarão os compositores Bezão, Felipe Camara, Nô Stopa e Wilson Teixeira, acompanhados dos músicos Ivan Márcio, Edu Malta e Carneiro Sândalo. A idéia é transpor ao palco o ambiente de informalidade e celebração dos seus tradicionais encontros dominicais, levando ao público diversos olhares da cena folk da atualidade, convidando todos a um grande domingo entre amigos regado à boa música folk.

No repertório do show estarão trabalhos autorais de cada compositor, além de canções das bandas Duas Casas e Folk na Kombi. Serão então diversos shows em um, onde se mesclarão instrumentos tradicionais como a viola caipira, o violão, a guitarra, o baixo e a bateria com o bandolim, o banjo e a gaita, criando uma sonoridade autêntica e harmoniosa, típica do folk brasileiro contemporâneo.

Dessa forma, o evento buscará seguir no caminho da popularização do gênero para públicos diversos, resgatando a cultura do folk que, apesar de ainda ter um grande terreno a conquistar, sempre agregou uma enorme riqueza à música popular brasileira.

Este show do dia 14 de janeiro, inicia o ano de 2018 celebrando o reencontro de alguns artistas da Caravana Folk, compositores que criaram o projeto Sunday Folk, realizado durante todo o ano de 2016 na Vila Madalena em São Paulo. Esses encontros aos domingos reuniram diversas gerações da cena folk brasileira num clima descontraído e intimista.

A idéia é transpor ao palco do Teatro Arthur Azevedo esse ambiente de informalidade e celebração, levando ao público diversos olhares da cena folk da atualidade, convidando todos a um grande domingo entre amigos regado à boa música folk.

Participarão os compositores Bezão, Felipe Camara, Nô Stopa e Wilson Teixeira (além de um convidado surpresa!!), acompanhados dos músicos Ivan Márcio, Edu Malta e Carneiro Sândalo. No repertório serão tocados trabalhos autorais de cada compositor, além de canções das bandas Duas Casas e Folk na Kombi.


SERVIÇO
Caravana Folk

Onde: Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo).
Quando: 14 de janeiro de 2018, domingo, às 19h.
Ingressos no local (350 lugares): R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia / lista amiga).
Lista amiga: contato@equilibreartecultura.com.br
Classificação Indicativa: Livre

Fonte:. equi|ibre . produção cultural orgânica .