Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Seminário e Oficinas

Seminário e Oficinas

Publicada em : 08/12/2017

Sesc Carmo promove evento sobre inclusão social

Di
Divulgação
Com o objetivo de acolher, valorizar e visibilizar a população em situação de rua, o Sesc Carmo promove na quarta-feira, dia 13 de dezembro, às 9 horas, o seminário Economia da Cultura e População em Situação de Rua: Perspectivas de Inclusão. A proposta é apresentar experiências desenvolvidas junto à população em situação de rua e que podem trazer perspectivas de inclusão social e cultural por meio de projetos e ações que têm na arte, na criatividade e na cultura sua sustentação.

Participam do Seminário: Rodrigo de Medeiros (Secretaria Municipal do Trabalho); Isadora Candian Santos (Unisol); Darci da Silva Costa (Cisarte); Carmem Santana (Instituto de Tecnologia Social) e Fabiano Silva Viana (Rede Rua). Cada um deles fará uma apresentação de 17 minutos e, em seguida, começa o debate com o público. No período da tarde serão realizadas duas oficinas gratuitas.

Programação

Oficina de Tiedye - Tingimento Artístico de Tecidos
No Auditório
Dia 13 de dezembro, das 14 às 16 horas
Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos

A oficina de Tiedye será desenvolvida pelo desenhista, poeta, escultor e escritor José Antônio Reis (Pirex). Trata-se de uma antiga técnica, tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, especialmente asiáticas e africanas. Os participantes produzirão uma camiseta estampada com um desenho único e original.

Gravura em Isopor e Estamparia em Tecido
Na Sala do Programa Curumim
Dia 13 de dezembro, das 14 às 16 horas
Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos

O acúmulo de lixo, especialmente nas grandes cidades, é um dos maiores problemas da nossa sociedade. Pensando nisso, a atividade tem como objetivo mostrar aos participantes uma forma criativa de reutilização de materiais que seriam descartados.

A oficina demonstra possibilidades de produção criativa com materiais recicláveis, pois são itens comuns no cotidiano da população em situação de rua, permitindo, assim, aos técnicos que trabalham na área, estudiosos e aos moradores da rua que se apropriem de um mecanismo possível de entretenimento e geração de renda.

Oficina criativa que reaproveita bandejas de isopor, utilizando-as para fazer gravuras, numa técnica semelhante à xilogravura. Os participantes aprenderão como fazer seus desenhos, entalhando em isopor, para depois transferi-los em camisetas e ecobags. Cada participante terá uma camiseta e uma ecobag para estampar.

Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147 - Sé - F: 3111-7000. 
Horário de funcionamento de segunda a sexta das 10 às 18h.
www.sescsp.org.br

Fonte:ARTEPLURAL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO